RNZAF realizou primeiro voo antártico com novo C-130J. A Força Aérea Real da Nova Zelândia (RNZAF) realizou recentemente o primeiro voo antártico com seu novo Lockheed Martin C-130J-30. A missão foi realizada em 24 de novembro com o C-130J-30, matrícula militar NZ7011.
De acordo com a Força de Defesa da Nova Zelândia (NZDF), este foi o primeiro de seis voos que estão programados para ocorrer durante a temporada de verão do hemisfério sul. Essas operações são realizadas em apoio aos programas de pesquisas na Base Scott da Nova Zelândia e na Estação McMurdo dos EUA.
Em 2020, o governo da Nova Zelândia assinou um contrato com a Lockheed Martin no valor de US$ 1,5 bilhão envolvendo a compra de cinco novos aviões de transporte multimissão C-130J-30 Super Hércules. A primeira aeronave foi entregue pela Lockheed MaArtin em agosto deste ano e o restante deve chegar até 2025. Os novos C-130J substituirão cinco antigos C-130H operados pelo 40º Esquadrão, dos quais dois já foram desativados.
”Somos uma pequena equipe na Unidade de Transição C-130J e ter completado o primeiro voo no gelo não é apenas um sucesso para os tripulantes. Isso envolve as equipes de manutenção e outras setores da Unidade, que fizeram um esforço enorme para tornar isso possível”, disse o Tenente Tristan Nysse, comandante do C-130J na missão antártica.
@FFO