Força Aérea Croata recebeu o sétimo caça Dassault Rafale. A Força Aérea da Croácia, ou Hrvatske Zračne Snage (HZS), recebeu mais um caça Dassault Rafale A (monoposto). A aeronave, matrícula 154, pousou na tarde de 21 de novembro na Base Aérea de Zagreb, situada na área militar do Aeroporto Internacional Franjo Tudjman.
Com a chegada desta aeronave, o 191º Esquadrão de Caça da HZS totaliza sete caças recebidos. Os seis primeiros foram recebidos em Zagreb no dia 25 de abril deste ano. Agora, a frota está composta por cinco Rafale A (150, 151, 152, 153 e 154) e duas aeronaves de assentos duplos Rafale B (170 e 171).
Em 28 de maio de 2021, o governo da Croácia anunciou o maior investimento em defesa desde sua independência da Iugoslávia na década de 1990. Com valor aproximado de €999 milhões, o negócio envolveu a compra de doze caças Dassault Rafale FR3 (dez Rafale A e dois Rafale B), desativados pela Força Aérea e Espacial Francesa. Além das aeronaves, o acordo prevê treinamento, simulador de voo, pacote básico de armamentos, suporte logístico e peças de reposição por três anos.
“Até o final de abril de 2025, receberemos todas os 12 caças Rafale, completando o esquadrão. Isso marca o maior investimento histórico nas Forças Armadas Croatas, que inclui drones, tanques Leopard 2 A8 e sistemas de foguetes HIMARS”, disse o ministro da Defesa Ivan Anusic.
@FFO