FAB modernizará seus A-29 Super Tucano. A partir de 2025, a Força Aérea Brasileira (FAB) planeja iniciar o processo de modernização da sua frota de 68 caças leves e treinadores avançados Embraer A-29 Super Tucano. O estudo de viabilidade técnica e operacional deverá começar no início do ano.
Em junho do ano passado, noticiamos que a FAB e a Embraer anunciaram durante a feira internacional Paris Air Show 2023, a assinatura de um acordo envolvendo estudos para atualização tecnológica MLU (MidLife Upgrade) dos caças A-29 Super Tucano.
O futuro A-29M (modernizado) deverá incorporar avançados aviônicos e sensores que irão ampliar suas capacidades e deixá-los alinhados com a avançada tecnologia dos novos F-39E/F Gripen da FAB. Entre as melhorias previstas estão:
Cockpit: a substituição dos atuais displays por um Wide Area Display (WAD), semelhante ao do F-39 Gripen;
Sensores: novos sensores eletro-ópticos com maior precisão para missões de reconhecimento e ataque;
Armamentos: integração de armas guiadas a laser e munições de precisão, ampliando sua eficácia em missões de combate ar-solo;
Autoproteção: blindagem reforçada e a instalação de sistemas de detecção e neutralização de ameaças;
Datalink BR-2: permitirá a comunicação em tempo real com outras aeronaves da FAB, como os F-39 Gripen, E-99M, além de estações em solo.
Além das atualizações, o sistema de armas A-29 deverá ter um avançado sistema de treinamento sintético, capaz de simular cenários de guerra eletrônica, ameaças aéreas e terrestres, bem como operações em diferentes modos de radar.
Outro objetivo do programa é prolongar a vida útil da frota em pelo menos 15 anos, até a transição para um futuro vetor. O A-29M desempenhará um importante papel na formação e preparação dos futuros pilotos de F-39 Gripen.
A partir de 2003, a FAB adquiriu 99 Embraer 314 (designação militar A-29) sob o programa ALX. Essas aeronaves foram desenvolvidas para missões de patrulha de fronteiras, combate ao narcotráfico e apoio aéreo aproximado. Para isso são equipadas com uma ampla variedade de armamentos, incluindo metralhadoras integradas, bombas convencionais e munições guiadas de precisão.
Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, o Embraer A-29 Super Tucano já foi selecionado por mais de 15 Forças Aéreas. Atualmente a FAB possui 68 Super Tucanos, distribuídos em cinco Esquadrões: 2º/5º Grupo de Aviação “Esquadrão Joker” (treinamento), o 1º/3º GAv “Esquadrão Escorpião”, o 2º/3º GAv “Esquadrão Grifo” e o 3º/3º “Esquadrão Flecha” (todos de Defesa Aérea) e o EDA “Esquadrilha da Fumaça” (demonstração).
@FFO