• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Operação Potiguar: FAB realizará lançamento de foguete no Rio Grande do Norte

22 de novembro de 2024
Operação Potiguar: FAB realizará lançamento de foguete no Rio Grande do Norte (Fotos: FAB).
Operação Potiguar: FAB realizará lançamento de foguete no Rio Grande do Norte (Fotos: FAB).

Operação Potiguar: FAB realizará lançamento de foguete no Rio Grande do Norte. A Força Aérea Brasileira (FAB) enviará ao espaço o veículo de sondagem VS30 V15, sob a Operação Potiguar. O lançamento ocorrerá no próximo dia 29 de novembro, a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN).

Com oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido, o VS30 V15 será lançado para treinamento dos técnicos do CLBI, bem como para verificar equipamentos e processos envolvidos na atividade.

Atualmente, as demandas por lançamentos orbitais e suborbitais são atendidas na unidade da FAB em Alcântara (MA), que já possui 85% de sua capacidade empenhada para 2025. O CLBI tem como foco monitorar e acompanhar foguetes e satélites em voo, coletando dados sobre trajetória, desempenho e o funcionamento dos veículos e das cargas úteis. A operação representa um salto para a organização potiguar, que reativará sua capacidade de atuar com lançamentos suborbitais e poderá concorrer às demandas de mercado do segmento.

Em uma segunda fase da Operação Potiguar, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2025, o CLBI lançará outro VS30 V15 para qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como plataforma suborbital de microgravidade (PSM). Essa parte é composta por um compartimento para experimentos e diversos sistemas eletrônicos que interagem com a carga útil.

Com o término da operação, o Brasil deve conquistar maior autonomia em eventos de lançamento de veículos suborbitais. Isso significa que o país será capaz de lançar um experimento, fazer todas as coletas de dados e recuperar a carga útil enviada ao espaço.

VS30 V15

O VS 30 é um foguete de sondagem, monoestágio, não-guiado e lançado por meio de um trilho. Projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da FAB, o veículo é composto por um estágio propulsivo com quase uma tonelada de combustível sólido e pela plataforma suborbital de microgravidade (PSM).

Comprimento: 7,911 metros
Peso total: 1,5 tonelada
Peso da carga útil: 278,46 quilos
Velocidade máxima: 6 mil km/h
Tempo total de voo: 6 minutos e 20 segundos
Altitude máxima (apogeu): até 154,9 quilômetros
Combustível: propelente sólido (900 quilos)

CLBI – Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

Subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o CLBI foi criado em 1965, mesmo ano em que foi realizado o lançamento do primeiro foguete a partir de Parnamirim (RN). Até hoje, mais de três mil lançamentos ocorreram nas plataformas do Centro, divididos em 717 operações.

Nos últimos anos, a organização se manteve focada na atividade de rastreamento. Com a Potiguar, a FAB reativa a operação de foguetes suborbitais no Rio Grande do Norte e amplia a capacidade de atendimento das demandas por lançamentos. Assim, o CLBI passará a atuar, também, no lançamento de suborbitais, na coleta de dados e, por fim, na recuperação da carga útil.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login