Peru e Coreia do Sul assinam MoU para produção de peças do caça KAI FA-50 na América do Sul. A estatal de manutenção aeronáutica peruana SEMAN (Serviço de Manutenção Peru SAC) e a sul-coreana Korea Aerospace Industries (KAI), assinaram um memorando de entendimento (MoU) com o objetivo de produzir componentes para o jato de combate leve KAI FA-50 no país sul-americano.
A assinatura do documento ocorreu durante a visita oficial de uma comitiva sul-coreana ao Peru, liderada pelo Presidente Yoon Seok-yeol, para a reunião da APEC 2024. A cerimônia de assinatura contou com a participação da Presidente peruana Dina Boluarte e demais autoridades de ambos países. O acordo foi assinado pelo Presidente da KAI, Kang Gu-young, e o pelo Presidente da SEMAN, Major General da FAP Jaime Rodriguez. Um pré-acordo havia sido firmado no mês de julho, conforme noticiamos.
A KAI não detalhou quais componentes o SEMAN produzirá, informando apenas que, inicialmente, os trabalhos envolverão a produção conjunta de “peças metálicas importantes”. O relacionamento entre as duas empresas não é novo. O SEMAN fornece suporte local para 20 aeronaves de treinamento KT-1P adquiridas em 2012 pela Força Aérea Peruana. Além disso, 16 desses KT-1P foram montados localmente pela estatal subordinada à FAP.
“Com este acordo, quando o Peru introduzir o KF-21 no futuro, espera-se que o escopo da cooperação se expanda para a produção conjunta de peças, ampliando ainda mais os intercâmbios na indústria da aviação entre as duas empresas”, disse a KAI em comunicado.
A assinatura do MoU aumenta os relatos de que Peru negocia com a Coreia do Sul a possível compra de caças FA-50 e KF-21 para substituir os envelhecidos Aermacchi MB-339, Cessna A-37B, Mirage 2000P, Sukhoi Su-25 e MiG-29 da FAP. A KAI diz que a América do Sul e Central são mercados prioritários, onde muitos países buscam modernizar suas frotas de aeronaves de combate e treinamento, que acumulam mais de três décadas de operação, em média.
“Gostaria de expressar minha gratidão pelo aumento na cooperação entre os dois países nos projetos da marinha e do Exército peruanos, bem como nos projetos da Força Aérea”, disse o vice-diretor da Agência de Administração de Defesa da Coreia do Sul, Kang Hwan-seok. “Gostaria de pedir a atenção do governo peruano para que o projeto de exportação do FA-50 possa dar frutos rapidamente por meio da assinatura deste MoU”, salientou o executivo durante o evento.
@FFO