Voa o segundo protótipo do supersônico turco TAI Hürjet. O segundo protótipo do “Hürjet”, primeiro jato de treinamento e combate produzido na Turquia, realizou seu voo inaugural com sucesso. A informação foi divulgada pela fabricante Turkish Aerospace Industries (TAI) nas suas redes sociais.
Desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI), o protótipo “PT-2” (matrícula de testes TUS-A003) decolou do aeródromo adjacente às instalações do fabricante para um voo de 26 minutos, onde atingiu uma velocidade de 200 nós e uma altitude de 10 mil pés. Nesta primeira avaliação foram testados os sistemas primários e os controles de voo.
O voo realizado no dia 12 de novembro é mais um marco significativo no programa de desenvolvimento do supersônico de treinamento avançado turco. Esta segunda aeronave está equipada com trilhos nas pontas das asas, além de pequenas modificações nas entradas de ar do motor e radome.
Além disso, o Hürjet PT-2 trouxe uma homenagem muito especial na fuselagem, com a inscrição dos nomes dos cinco funcionários da TAI que morreram no ataque terrorista realizado contra a sede da empresa em outubro.
“O segundo protótipo do Hürjet, que leva os nomes dos nossos mártires para o céu, concluiu seu primeiro voo com sucesso. Isso provou mais uma vez a força das nossas capacidades de engenharia. Com o poder e a crença da engenharia turca, trabalhamos dia e noite por uma Turquia totalmente independente! Parabenizo de todo o coração todos os meus colegas que contribuíram”, disse Mehmet Demiroglu, CEO da TAI.
Iniciado em 2017, o Projeto Hürjet atenderá as necessidades do programa Jet Evolution da Força Aérea da Turquia (TUAF), que visa substituir cerca de 70 treinadores envelhecidos Northrop T-38A(M) Talon. Serão construídos três protótipos, sendo dois para o programa de avaliações em voo e uma célula para testes estáticos em solo. O primeiro protótipo voo em 25 de abril de 2023.
Com 9,8 metros de envergadura e 13 metros de comprimento, o Hürjet foi projetado para alcançar velocidades Mach 1.4, voar, teto de serviço de aproximadamente 46 mil pés e alcance de 2.600 km (1.400 milhas náuticas). Será equipado com Head-Up Display (HUD), Helmet Mounted Display (HMD), Full Authority/Digital Controlled Flight System e capacidade de ser reabastecido em voo. Sua capacidade de carga útil será de aproximadamente 2.700 kg, com sete estações para transporte de armas, sendo três sob cada asa e uma sob a fuselagem.
A Força Aérea Turca espera receber os primeiros Hürjets no próximo ano. Quando a produção em série for iniciada, a TAI planeja produzir duas aeronaves por mês.
@FFO