Dois VC-25A em Manaus para a rápida visita de Biden no Amazonas. Após semanas de intensa preparação, inúmeros voos logísticos e a montagem de um impressionante aparato de segurança, pousaram na tarde de ontem (17), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, os dois Boeing 747-200 da USAF trazendo o Presidente Joe Biden e sua comitiva para uma rápida visita ao Amazonas.
Designados militarmente como VC-25A e matriculados 25000 e 25001, os dois aviões especiais da USAF pousaram aproximadamente às 13h30 (horário local). Ambas aeronaves estacionaram paralelamente em frente a Torre de Controle do Aeroporto Eduardo Gomes, onde dois helicópteros presidenciais VH-60N White Hawk da Marinha Americana aguardavam por Biden.
Horas antes do pouso e durante todo o período de estadia em solo, o perímetro do Aeroporto Internacional de Manaus foi interditado pela rígida segurança. As operações aéreas foram restringidas até a partida do POTUS (sigla americana para Presidente dos EUA), que ocorreu por volta das 16h30 (horário local).
Há pelo menos 10 dias, vários cargueiros C-17 Globemaster III da USAF foram vistos operando no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e na Base Aérea de Ponta Pelada, em Manaus, trazendo equipamentos, materiais, pessoal de apoio, veículos e helicópteros VH-60N e UH-60M, em uma impressionante operação logística para a curta passagem do POTUS em Manaus.
Toda a movimentação do “AIRFORCE ONE” pela América do Sul está sendo acompanhada por outro Boeing 747-200 muito especial da USAF. Utilizando o indicativo de chamada “GRIM 99”, o E-4B Nightwatch (matrícula 75-0125) do 595º Grupo de Comando e Controle, atua como Posto Aerotransportado de Comando Estratégico da Defesa Nacional dos EUA. O GRIM 99 decolou de Curaçao, no Caribe, com destino à Brasília (DF), onde permanece acompanhando “de longe” a movimentação do POTUS pelo Brasil.
O presidente Biden iniciou sua visita à América do Sul em Lima, no Peru, onde participou da cimeira de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC). Sua primeira – e única – visita ao Brasil como POTUS, iniciou por Manaus e terminará no Rio de Janeiro, onde participará da reunião da Cúpula do G20.
@FFO