China Airshow 2024: AVIC revelou a versão de assentos duplos do caça furtivo J-20. A estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC) exibiu durante o AirShow China 2024, um modelo em escala do caça J-20S, uma versão com assentos duplos do avançado caça de quinta geração. A feira ocorreu entre os dias 12 à 17 de novembro em Zhuhai, na província de Guangdong.
Foi a primeira apresentação pública e oficial da variante de dois lugares do Chengdu J-20, que até agora era conhecido apenas por rumores e fotografias de voos de testes, divulgadas por entusiastas nas redes sociais. Apesar da revelação pública, sua função ainda está envolta por certo mistério.
O porta-voz da AVIC, Wu Jiwei, disse em comunicado que: “O novo jato é caracterizado por sua capacidade suprema de obter superioridade em combate aéreo, realizar ataques de precisão contra alvos terrestres e marítimos e realizar consciência situacional no campo de batalha, interferência eletrônica e operações de comando e controle tático. Além das tarefas convencionais, o J-20S [ versão biposta ] pode se unir a aeronaves não tripuladas em combate aéreo”.
Esta informação vai ao encontro do que especialistas sugerem, onde o caça biposto teria a função primária de atuar como “posto de controle aéreo” de drones de combate do tipo “alas leais”, ou loyal wingman, onde o operador das aeronaves não tripuladas estaria no assento traseiro do J-20.
O ex-oficial da Força Aérea do Exército Popular da China, Fu Qianshao, disse ao site Chinamil, que “a variante de assento duplo pode ter um sistema de controle de voo redundante para ambos assentos, onde o tripulante de trás poderia assumir o controle do caça em caso de falha, danos em combate ou eventual incapacidade do piloto.”
Além disso, “ter um operador de armas no assento traseiro permitirá que o J-20S use melhor as munições guiadas de precisão e faça conexões com as aeronaves de controle e alerta aéreo antecipado”, acrescentou Fu Qianshao.
@FFO