Rivera realiza entre 15 e 17 de novembro o Festival Mercosul. Também chamado de “Rivera Vuela”, o Festival terá a participação da Fuerza Aérea Uruguya (FAU) e da esquadrilha de acrobacia aérea brasileira CÉU, com suas aeronaves RV-7/A. Além da equipe brasileira haverá também um T-6 histórico da FAU.
Naquela que será a primeira saída internacional em 12 anos e cerca de 180 shows, a famosa Esquadrilha Ceu fará sua primeira saída ao exterior para comemorar a binacionalidade do Aeroporto Internacional da cidade uruguaia de Rivera, que também atende oficialmente a cidade Santana do Livramento no Rigo Grande do Sul, caso único na América Latina, fazendo das duas cidades praticamente uma única e conurbada e única cidade. O festival comemora os 78 anos do Aero Club Rivera e celebra a remodelação do aeroporto binacional, que passou a ter status internacional sob a regulamentação da ICAO.
Durante três dias, a partir desta sexta-feira (15/11) e terminando domingo (17/11), serão realizadas atividades relacionadas à aviação, incluindo shows aéreos com voos de formação e exibições de acrobacias da Esquadrilha Céu do Brasil, que chegará do Rio de Janeiro na tarde de 16/11, com suas aeronaves RV-7A. Formada por ex-pilotos da FAB, da Aviação Naval e aviação civil, suas atividades tiveram início no ano de 2011 no antigo Clube Ceu, às margens da Lagoa de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Com seis RV-7 ela é liderada pelo ex-piloto de caça da FAB Ten Cel Ref Alfredo Salvatore Leta.
Além disso, o festival trará uma exposição estática de aeronaves de diversos tipos, incluindo ultraleves, aeronaves experimentais e militares, além de paramotores e aeromodelos. O evento, o primeiro dessas características a ser realizado no Uruguai, foi declarado de interesse turístico pelo Ministério do Turismo do País. Ele conta com o apoio da empresa Aeropuertos Uruguai, Siñeriz Free Shop, Prefeitura de Rivera, Prefeitura de Santana do Livramento, Mesa Binacional de Turismo, Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica, Força Aérea Uruguaia, Federação Uruguaia de Aeroclubes, Agência Nacional de Avição Civil (ANAC) do Brasil e Ministério do Interior do Uruguai.
A Força Aérea Uruguaia levará sua antiga exposição norte-americana T-6, FAU 366, integrada à aviação militar uruguaia em 1942, e reincorporada, como aeronave cerimonial a serviço do Museu Aeronáutico Coronel (Av.) Jaime Meregalli, 70 anos depois, restaurado em Montevidéu pelas oficinas Aerotecno.
Simbolicamente, é pilotado por um brigadeiro aposentado e um jovem oficial da ativa. Também estarão presentes Pilatus PC-7U do Esquadrão de Voo Avançado (Durazno) e Leonardo SF-260 da Escola Militar de Aeronáutica (Pando) e um CASA 212 do Escuadrón Aéreo N°3 Transporte (Montevidéu), além de aviões particulares de vários pontos do Mercosul.
Os visitantes poderão ainda desfrutar de voos panorâmicos e de paraquedismo, espetáculos artísticos, feira gastronômica, feira de empreendedores, feira de artesanato e atividades recreativas para famílias e grupos. O festival, que promoverá a integração entre as nações, reunirá aviadores e fãs da aeronáutica do Uruguai, Paraguai, Chile, Argentina e Brasil. Rivera, no Uruguai, e a cidade gaúcha de Santana do Livramento formam praticamente uma única conurbação de quase 180 mil habitantes.
O evento é pago e custa entre $ 250 (individual = R$ 34,00) e $ 400 (dois dias = R$ 54,00) Para adquirir seu ingresso acesse https://www.mientrada.com.uy/evento/rivera-vuela-2024-24581.
Texto: Javier Bonilla.
@CAS