China Airshow 2024: AVIC revelou novo UAV com capacidade de carga útil modular. A estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC) revelou um novo veículo aéreo não tripulado (VANT) de 16 toneladas, capaz de acomodar cargas modulares. A plataforma está sendo desenvolvida para realizar diversos tipos de missões, incluindo ataque marítimo, transporte de carga de longo alcance e vigilância.
Designado como Smart-configuration Support UAV (SS-UAV), o veículo fez sua estreia pública durante o Airshow China 2024, que está sendo realizado de 12 a 17 de novembro em Zhuhai. A AVIC descreve o SS-UAV como uma “grande plataforma aérea não tripulada de próxima geração”.
A AVIC publicou especificações mostrando que o SS-UAV tem um comprimento de 16,35 m, uma envergadura de 25 m e uma altura de 4,99 m. O UAV tem uma altitude máxima de missão de 15.000 m, uma velocidade máxima de voo de 378 nós e velocidade mínima de 108 nós. A AVIC acrescentou que o UAV foi desenvolvido para missões de longo alcance e grande altitude (HALE), podendo voar mais de 12 horas e até 7.000 km (em translado).
Imagens do Airshow China 2024 mostram que o UAV foi exibido com várias opções de carga útil. As informações publicadas pela AVIC sugerem que os pods modulares terão uma capacidade máxima de carga útil de quatro toneladas e até 6 m de comprimento, 1,5 m de largura e 1,1 m de altura.
“Ao substituir diferentes cargas úteis de missão modular, ele pode ser amplamente aplicado em muitos áreas, como transporte logístico inteligente em ambientes complexos e de alta segurança”, disse a AVIC, acrescentando que o UAV também será capaz de conduzir vigilância marítima, resgate de emergência de defesa de fronteira, além de comunicação e navegação aéreas. O SS-UAV tem um “design modular e arquitetura de sistema aberto e consciência situacional de amplo espectro”, acrescentou.
Fonte: Janes
@FFO