UAC entregou mais caças Su-57 e Su-35S para a Força Aérea Russa. A Força Aeroespacial da Rússia (RF VKS) recebeu em 11 de novembro, mais um lote de caças furtivos Sukhoi Su-57 e de caças-bombardeiros Sukhoi Su-35S. A informação foi divulgada pela fabricante do caça, a estatal United Aircraft Corporation (UAC).
Este foi apenas o segundo lote de Su-57 (codinome OTAN “Felon”) entregues pela UAC em 2024, com o primeiro liberado no mês de setembro. Quanto aos Sukhoi Su-35S (codinome OTAN “Flanker-E”) foi o quarto lote deste ano, seguindo as entregas realizadas nos meses de abril, maio e setembro.
Por questões de segurança a UAC não divulga a quantidade de aeronaves entregues para seus clientes. Imagens divulgadas nas redes sociais sugerem que apenas um Felon foi entregue. Estima-se que a RF VKS atualmente opere uma frota de aproximadamente 30 caças Su-57 Felon.
Apesar do país estar fortemente envolvido na guerra com a Ucrânia, a UAC tem procurado aumentar a linha de produção do Su-57, primeiro para suprir a demanda interna e segundo para conquistar um cliente internacional para a versão de exportação Su-57E do caça de quinta geração. Cabe ressaltar que pela primeira vez a UAC está apresentando o Su-57 em uma feira internacional, com dois exemplares enviados para a China Airshow 2024, em Zhuhai.
“Hoje, o Su-57 é o único caça de quinta geração que confirmou suas características revolucionárias em combate. É uma arma formidável com meios de ataque avançados. O caça se distingue pela sua alta capacidade de sobrevivência graças à sua baixa visibilidade aos radares inimigos e ao seu moderno sistema de defesa. A aeronave continua a melhorar com base na experiência adquirida na sua utilização”, afirmou Sergei Chemezov. diretor-geral da Rostec, conglomerado estatal o qual a UAC é subordinada.
@FFO