CRUZEX 2024: a Aviação de Transporte no maior exercício aéreo militar da América Latina. Forças Aéreas de vários países participam de uma série de missões de treinamento focadas em interoperabilidade e aprimoramento de capacidades de combate. Este é o cenário do CRUZEX 2024, o maior exercício de treinamento de guerra aérea da América Latina, que acontece até o dia 15/11 na Base Aérea de Natal (BANT), no Rio grande do Norte.
Entre os destaques desta 9ª edição da CRUZEX estão as aeronaves de transporte da Força Aérea Brasileira (C-105 e KC-390) e dos países participantes, incluindo a Argentina (C-130H), Chile (KC-135), Colômbia (KC-767), Paraguai (C212), Peru (KC-130H), Portugal (KC-390) e Estados Unidos (KC-46A).
KC-390 Millennium
As aeronaves multimissão KC-390 Millennium da FAB e da Força Aérea Portuguesa (FAP) participaram pela primeira vez da CRUZEX. Entre as diversas missões realizadas pelos KC-390 estão reabastecimento em voo (REVO), reabastecimento aéreo, assalto aéreo com militares do Exército Brasileiro, bem como infiltração e exfiltração de tropas.
“O REVO permite que outras aeronaves estendam seu alcance, um fator-chave para operações prolongadas e para o sucesso de missões em áreas remotas e de difícil acesso. A capacidade de reabastecimento aéreo do KC-390 demonstra sua eficiência e seu papel necessário na extensão do alcance das operações. O KC-390 Millennium provou ser uma aeronave de última geração, mostrando sua capacidade de atender às demandas de um exercício como o CRUZEX”, disse o Comandante do 1º GTT – Esquadrão Zeus, Tenente-Coronel Bruno Américo Pereira.
Em operação na FAB desde 2019, o KC-390 comprovou sua capacidade em vários cenários da vida real, incluindo combate aéreo a incêndios, entrega de suprimentos à comunidade Yanomami e transporte de equipamentos essenciais para apoiar a Marinha do Brasil na Antártida, entre outras missões. Assim, a CRUZEX 2024 ajuda no treinamento tático e operacional para os tripulantes do KC-390 em um cenário de conflito simulado.
“É muito importante consolidar o que treinamos nos últimos anos: assalto aéreo, navegação tática de baixa altitude e reabastecimento aéreo com aeronaves de caça. Colocar isso na prática é essencial, mostrando as características do KC-390 em operações multicenárias. Além disso, as plataformas tecnológicas de bordo aumentam a consciência situacional da tripulação, juntamente com os sistemas de autoproteção da aeronave que estão sendo testados. Isso aprimora nossas capacidades de tripulação, consciência situacional, posicionamento e tomada de decisão em situações complexas”, disse o Comandante do 1º/1º GT – Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Umile Coelho Rende.
C-105 Amazonas
Reconhecido por sua capacidade de operar em pistas curtas e não preparadas, o C-105 Amazonas desempenha um papel crucial em missões de transporte . Durante o CRUZEX 2024, ele realiza missões de transporte de tropas e suprimentos para áreas remotas com lançamentos de cargas, ressaltando a importância da logística em cenários de combate e humanitários.
Na perspectiva do Major Kleber Aurélio Saugo, Oficial de Operações do 1º/15º GAV – Esquadrão Onça, o C-105 Amazonas é um participante vital devido às suas capacidades de autodefesa contra ameaças aéreas e terrestres . “A abertura da plataforma C-105 se torna ideal para operações diversas, contribuindo significativamente para a projeção de poder e mobilidade logística da FAB”, explicou.
Participação Internacional
Além da presença internacional do KC-390 de Portugal, a CRUZEX 2024 reúne uma grande quantidade de aeronaves de transporte multimissão de nações amigas, incluindo dois KC-130H Hércules da Força Aérea Argentina e da Força Aérea Peruana, o KC-135 da Força Aérea Chilena, o KC-767 MMTT da Força Aérea Colombiana, além dos outros dois estreantes no Exercício, o Casa C212 Aviocar da Força Aérea Paraguaia e KC-46A da USAF.
A tenente Ana Filipa Mota Pires Alves Ferreira, piloto da FAP, destacou a importância dessa participação para sua carreira e para sua equipe. Segundo ela, a presença do KC-390 representa não apenas uma oportunidade de aprimoramento técnico e tático, mas também um meio de estreitar os laços entre as forças aéreas. “Estamos aqui para compartilhar conhecimento e aprender com nossos colegas brasileiros e internacionais. Essa é uma experiência única que aprimora nossas capacidades operacionais e nos prepara para missões complexas em ambientes desafiadores”, afirmou.
A Tenente Ana Filipa enfatizou que o treinamento em um ambiente multinacional como a CRUZEX permite que ela seja testada em vários cenários e adapte procedimentos em tempo real. “Essa experiência é enriquecedora porque cada país tem sua abordagem para as operações. Podemos explorar toda a sua capacidade de integração e adaptabilidade”, concluiu.
Fonte: FAB
@FFO