• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

França teria escolhido Airbus A321MPA como sua futura aeronave de patrulha marítima

11 de novembro de 2024
França teria escolhido Airbus A321MPA como sua futura aeronave de patrulha marítima. Maquete do A321MPA nas cores da Marine Nationale, exposta durante a Euronaval 2024 de Paris (Foto: @Marsattaqueblog).
França teria escolhido Airbus A321MPA como sua futura aeronave de patrulha marítima. Maquete do A321MPA nas cores da Marine Nationale, exposta durante a Euronaval 2024 de Paris (Foto: @Marsattaqueblog).

França teria escolhido Airbus A321MPA como sua futura aeronave de patrulha marítima. A Airbus Defense & Space teria vencido a concorrência do Ministério das Forças Armadas da França para fornecer a futura Aeronave de Patrulha Marítima (MPA) para a Marine Nationale. Segundo a informação divulgada na quinta-feira (07) pelo jornal La Tribune, o escolhido foi o Airbus A321MPA.

O A321MPA é baseado na plataforma do jato comercial de longo alcance Airbus A321XLR. Ele teria vencido a concorrência com a opção oferecida pela Dassault Aviation, baseada no seu jato executivo Falcon X. A disputa ocorreu sob o programa PatMar (Patrouille Maritime) da Marinha Francesa.

O objetivo do PatMar é encontrar um substituto para a envelhecida frota de 18 bimotores Breguet Atlantique 2 (ATL2), que há mais de 40 anos é responsável pelas missões de patrulha marítima, guerra antissubmarino (ASW), guerra antissuperfície (ASuW) e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).

Embora os Breguet ATL2 tenham passado por várias atualizações para estender sua vida útil, a MN necessita de uma moderna aeronave multimissão, com resistência aprimorada, grande autonomia e que tenha capacidade de contrapor ameaças modernas, especialmente quando operando em ambientes complexos e altamente contestados. A previsão é que o futuro vetor MPA da França entre em operação no início da década de 2030.

A opção francesa pelo A321MPA é uma grande vitória da fabricante europeia Airbus, que há anos busca entrar neste nicho do mercado militar, dominado pelo norte-americano Boeing P-8 Poseidon. Baseado na versão comercial do Boeing 737NG, altamente modificada na fábrica, o P-8A foi escolhido por uma dezena de operadores no mundo.

Com capacidade para transportar grande quantidade de cargas úteis, o futuro A321MPA será equipado com o que há de mais avançado em sensores e sistemas de missão com objetivo de atender os mais exigentes requisitos da moderna guerra marítima.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login