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P-3C português monitora passagem de navio de pesquisas russo que navega em direção ao Brasil

9 de novembro de 2024
P-3C português monitora passagem de navio de pesquisas russo que navega em direção ao Brasil (Foto: FAP).
P-3C português monitora passagem de navio de pesquisas russo que navega em direção ao Brasil (Foto: FAP).

P-3C português monitora passagem de navio de pesquisas russo que navega em direção ao Brasil . Uma aeronave de patrulha marítima P-3C CUP+ Orion da Força Aérea Portuguesa (FAP), foi deslocada para monitorar o navio de pesquisas científicas russo, “Alademik Ioffe”, durante sua passagem a cerca de 380 milhas náuticas da Ilha Terceira, nos Açores, dentro da Zona Econômica Exclusiva de Portugal.

P-3C CUP+ Orion da Força Aérea Portuguesa (Foto: FAP).
P-3C CUP+ Orion da Força Aérea Portuguesa (Foto: FAP).

O navio do Instituto Shirshov de Oceanografia, pertencente à Academia Russa de Ciências, deixou o porto de enclave de Kaliningrado, no Mar Báltico, em 20 de outubro. De acordo com os site de monitoração online de embarcações, o navio está em viagem internacional com destino ao porto do Recife, em Pernambuco, nordeste brasileiro.

Rota do "Alademik Ioffe" (Fonte: Marine Traffic).
Rota do “Alademik Ioffe” (Fonte: Marine Traffic).

Para a missão, realizada em 04 de novembro, a FAP enviou o P-3C CUP+, matrícula 14809 (indicativo de chamada “ORION 01”), pertencente à Esquadra 601 “Lobos”. De acordo com o Espada & Escudo, o ORION 01 decolou da Base Aérea N.º 11, em Beja, às 10h55 UTC, voou por duas horas, até alcançar o “Alademik Ioffe”, que navegava a cerca de 670 milhas náuticas de distância.

Durante a missão de patrulha, que durou aproximadamente uma hora, a tripulação do P-3C fotografou e registrou a passagem do navio russo, que puxava um cabo à ré do que possivelmente seria seu sonar rebocado. O regresso do Orion para Beja ocorreu às 16h05 UTC.

Detalhe do cabo lançado à ré do navio, possivelmente puxando um sonar (Foto: FAP).
Detalhe do cabo lançado à ré do navio, possivelmente puxando um sonar (Foto: FAP).

Construído na Finlândia em 1988, o “Alademik Ioffe” desloca 6.600 toneladas, tem comprimento de 111 metros, largura (boca) de 18 metros e calado de 6 metros. Alcança uma velocidade máxima de 16 nós, opera com uma tripulação de 43 elementos e pode transportar até 127 passageiros. Está equipado com um amplo conjunto de laboratórios científicos, sondas e sensores. Na sua seção central, o navio com um poço vertical inundável (moon pool) de 2 metros de diâmetro, do qual opera com um guincho, os seus sensores de transmissão e recepção de som a longa distância.

“Esta foi a 23ª missão de monitoração de navios não pertencentes aos países da OTAN em 2024, tendo sido já acompanhados 35 navios russos e dois chineses”, informou a FAP.

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