Northrop Grumman e USN concluem voos de testes dos F/A-18E/F com pod de mira Litening. A Northrop Grumman recentemente concluiu os voos de testes iniciais para a integração do seu pod de mira AN/AAQ-28 Litening nos caças multifuncionais F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos Estados Unidos (USN).
Iniciados em julho de 2022, foram realizados mais de 30 voos de testes com o Litening, informou James Conroy, vice-presidente de navegação, direcionamento e capacidade de sobrevivência da Northrop Grumman. Os novos pods Litening são instalados em pilones de armas dos F/A-18E/F, em vez de receber uma montagem dedicada.
“Devemos realizar mais três voos adicionais para confirmar a capacidade do pod suportar as forças de lançamento e recuperação em porta-aviões. Após isso, devemos avançar para a próxima etapa, que será a integração de software aos sistemas internos do F/A-18E/F”, disse o Executivo da empresa em entrevista à Janes.
Por motivos de segurança operacional, a USN não informa quais serão as primeiras Unidades Aéreas que receberão os AN/AAQ-28 Litening, mas a Northrop Grumman disse à Janes que os pods já foram enviados para duas das principais bases de Super Hornet da Marinha, as Estações Aéreas Navais (NAS) de Oceana, na Virgínia e Lemoore, na Califórnia.
Atualmente os Super Hornet da Marinha são equipados com pods de direcionamento Raytheon AN/ASQ-228 Advanced Targeting Forward-Looking Infrared (ATFLIR), que gradualmente serão substituídos pelos equipamentos da Northrop Grumman, afim de reduzir os custos de manutenção e suporte.
A USN espera que o pod da Northrop Grumman esteja operacional na próxima primavera. A Austrália, que opera uma frota de F/A-18E/F, também está interessada em comprar o novo Litening para seus caças.
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