Avança projeto de atualização de sistemas do E-2D Advanced Hawkeye. O Comando de Aviação Naval da Marinha Americana informou que o projeto de atualização dos sistemas do E-2D Advanced Hawkeye avançou mais uma etapa. O E-2/C-2 Airborne Command & Control Systems Program Office (PMA-231) e a Northrop Grumman concluíram recentemente a Revisão Preliminar do Projeto da Configuração de Software do Sistema Delta 6 (DSSC-6) que irá equipar os Advanced Hawkeye.
Conhecida como PDR (Preliminary Design Review), esta etapa revisou a linha base do projeto, preparando o caminho para a fase de detalhamento. O DSSC-6 envolve atualização de aviônicos e dos sistemas de missão da aeronave, além incorporar importantes atualizações de capacidade, confiabilidade e de segurança cibernética.
Também são abordadas as obsolescências de sistemas, como a capacidade de processamento e armazenamento dos computadores e dos links de comunicação, além de criar um ambiente modular aberto para futuras atualizações de tecnologia. Com isso se espera uma redução na carga de trabalho dos pilotos e aumento da consciência situacional dos tripulantes.
“A conclusão bem-sucedida do E-2D DSSC-6 PDR é uma afirmação do trabalho inovador realizado pelas equipes combinadas do PMA-231 e da Northrop Grumman. Isto representa um marco importante na aquisição de tecnologia essencial para manter o domínio do comando e controle aerotransportado baseado em porta-aviões até a próxima década”, disse o Tenente-Comandante Neil Whitesell, Gerente do Programa PMA-231 Nível 2 para DSSC-6.
Encerrada a etapa PDR, o E-2D DSSC-6 avança para a fase de detalhamento do projeto antes de passar pela revisão crítica, prevista para acontecer no próximo ano fiscal. O primeiro voo de teste de um E-2D com esta configuração está programado para o ano fiscal de 2027, com Capacidade Operacional Inicial (IOC) prevista para ser alcançada no ano fiscal de 2030.
@FFO