Acidente com MiG-29 da Índia. Um jato de combate MiG-29 da Força Aérea Indiana (IAF) caiu nesta segunda-feira (04), durante um voo de treinamento de rotina, próximo da cidade de Agra, em Uttar Pradesh, norte do país. O piloto ejetou com sucesso e ninguém ficou ferido em solo.
Testemunhas filmaram o caça caindo em voo descontrolado em “parafuso chato” e o piloto, o Comandante de Ala Manish Mishra, pousando próximos aos destroços do jato incendiando. Ele foi resgatado e levado para o hospital Militar de Agra Cantt, onde passa bem.
“Uma aeronave MiG-29 da IAF caiu perto de Agra durante uma surtida de treinamento de rotina hoje, após um mau funcionamento de sistemas. O piloto manobrou a aeronave para garantir que não houvesse danos à vida ou à propriedade em solo, antes de ejetar com segurança”, informou a IAF.
Atualmente a IAF possui três esquadrões de MiG-29 (designação OTAN “Fulcrum”), o 47 Squadron “Black Archers” e o 223 Squadron “Tridents”, ambos sediados na Base Aérea de Adampur (de onde havia decolado o jato acidentado); o 28 Squadron “First Supersonics” de Jamnagar, que também mantém um destacamento de MiG-29 em Leh. Uma investigação apontará as causas do acidente dessta segunda-feira.
@FFO