O piloto da Armada Argentina, Capitão de Corventa Jesús Aleo, está realizando treinamentos nos IA-63 Pampa III da Fuerza Aérea Argentina, baseados no Grupo 6 de Caza, VI Brigada Aérea, em Tandil.
O treinamento consiste principalmente em táticas de combates ar-ar e ar-superfície diurnas e noturnas, visando facilitar a sua atuação nos novos Super Étendard Modernisé (SEM), que estão sendo preparados para entrar em serviço na Armada.
A cooperação acontece conforme acordo firmado entre as forças, o que permitirá o aprimoramento e a troca de conhecimentos entre as unidades na formação de pilotos de combate.
Em 2018 o Governo Argentino comprou cinco caças Dassault Super Etendard Modernisé (SEM), desativadas pela Aéronautique Navale Francesa em 2016. As aeronaves escolhidas voaram na marinha francesa com as matrículas 1, 31, 41, 44 e 51.
Em 1979, a Armada Argentina adquiriu 14 Super Étendar (SuE). Em novembro de 1981 as cinco primeiras aeronaves foram entregues, que tiveram importante participação no conflito com a Inglaterra pelas Ilhas Malvinas/Falklands em 1982. Somente em 1984 Armada recebeu todos os 14 SuE
Os novos caças chegaram na Argentina no dia 09 de maio de 2019. Eles serão incorporados pela 2ª Escuadrilla Aeronaval de Caza e Ataque, da 3ª Escuadra Aeronaval (EA32), da Base Aeronaval Comandante Espora (BACE), em Bahia Blanca, onde deverão receber as matrículas argentinas de 3-A-215 até 3-A-219.Recentemente um vídeo foi divulgado nas redes sociais, onde o SEM “44”, aparece realizando testes no pátio da BACE.
Siguen las pruebas con vistas a la reactivación de la Segunda de Ataque. @Armada_Arg #aviacionnaval #superetendard @MindefArg @AFMonthly @WarheatAdmon
Originally tweeted by Hernan Casciani (@HCasciani) on 14 de May de 2020.
@FFO