• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Lockheed Martin inicia montagem do primeiro F-35A da Finlândia

31 de outubro de 2024
Lockheed Martin inicia montagem do primeiro F-35A da Finlândia (Fotos: FAF).
Lockheed Martin inicia montagem do primeiro F-35A da Finlândia (Fotos: FAF).

Lockheed Martin inicia montagem do primeiro F-35A da Finlândia. A convite da Lockheed Martin, uma delegação do Projeto F-35 da Força Aérea Finlandesa (FAF), chefiada pelo Coronel (aposentado) Henrik Elo, visitou a empresa em Fort Worth, no Texas (EUA), no dia 28 de outubro. Eles participaram da tradicional cerimônia de início da produção do primeiro caça F-35A da Finlândia, colocando suas assinaturas em um componente da estrutura interna da aeronave.

Na cerimônia estavam além de Oficiais da FAF, representantes do Comando de Logística das Forças de Defesa, do Ministério da Defesa, da indústria de defesa finlandesa, além de autoridades e convidados americanos. O Coronel Henrik Elo assinou o anteparo dianteiro do primeiro Lightning II, que receberá a futura matrícula militar finlandesa JF-501.

Coronel (aposentado) Henrik Elo
Coronel (aposentado) Henrik Elo

A FAF matricula suas aeronaves com duas letras (que identifica o tipo de aeronave) e três números sequenciais. Os F-35A receberão a designação “JF” (Joint Fighter) seguida dos números iniciando em 501. O Lightning II é o quinto tipo de caça após a introdução deste sistema, portanto seus números iniciam com 5. Desta forma, os novos caças da FAF serão matriculados de JF-501 à JF-564.

Em dezembro de 2021, o governo finlandês anunciou a aquisição de 64 novos caças de quinta geração F-35A sob o Programa HX Fighter, em substituição a atual frota de F/A-18C/D Hornet da Força Aérea Finlandesa (FAF). O pacote de € 8,3 bilhões envolve além das aeronaves, armamentos, treinamento, suporte e manutenção até 2030. Os caças sairão da fábrica com a atualização mais recente, designada TR-3 (Technical Refresh).

O JF-501 será oficialmente entregue no final do outono de 2025. Ele, juntamente com as outras sete primeiras aeronaves ficarão na Base da Guarda Aérea Nacional de Ebbing, no Arkansas, onde serão usados para treinamento de pilotos e técnicos finlandeses. A previsão é que a Base Aérea de Rovaniemi, na Finlândia, recebe o F-35A apenas no final de 2026.

Duas aeronaves receberão marcas especiais dos seus Esquadrões na cauda. O JF-511 do Esquadrão de Caça 11 terá o Bisonte e o JF-531 do Esquadrão de Caça 31 o Lince. Os Esquadrões são baseados em Rovaniemi, Lapônia, e em Kuopio/Rissala, Karelia, respectivamente.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login