Pentágono aprova venda de helicópteros UH-60M para o Brasil. Os Estados Unidos concedeu à Sikorsky, empresa do grupo Lockheed Martin, um contrato de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) para fornecer novos helicópteros UH-60M para quatro países, entre eles o Brasil. De acordo com o Pentágono, o contrato de US$ 1,24 bilhão autoriza produção de UH-60M para Austrália, Brasil, Grécia, Suécia e Tailândia.
O documento foi assinado em 23 de outubro e publicado no site do Departamento de Defesa dos EUA ontem (28). O contratante responsável será o Comando de Contratação do Exército dos EUA, sediado em Redstone, Alabama e a data estimada de conclusão dos trabalhos é 31 de dezembro de 2027.
Ao anunciar a venda dos UH-60M para a Grécia, a Lockheed Martin confirmou no seu site a aprovação do amplo contrato que envolve entre outros países, o Brasil: “A Grécia será o 12º país europeu a operar o helicóptero Black Hawk. Em 2024, o governo dos EUA concedeu à Sikorsky contratos para fabricar e entregar um total de 84 helicópteros UH-60M Black Hawk para países na Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Sul… Em 23 de outubro , a Sikorsky também recebeu prêmios de contrato UH-60M para aumentar as frotas Black Hawk na Áustria, Brasil, Suécia e Tailândia.”
Conforme noticiamos em maio deste ano, o Departamento de Estado dos EUA havia aprovado a potencial venda de 12 UH-60M para o Exército Brasileiro, juntamente com um pacote s de componentes e peças sobressalentes, sistemas e treinamentos associados. Com os novos UH-6M, o Comando de Aviação do Exército pretende aposentar os envelhecidos Aerospatiale AS532UE Cougar (designação HM-3) e Sikorsky S-70A Black Hawk (HM-2), que estão atingindo o final da sua vida útil.
@FFO