IMAGENS – fotógrafo registra momento que uma bomba israelense atinge prédio em Beirute. Um fotógrafo da agência Associated Press (AP) registrou o impressionante momento em que uma bomba guiada SPICE 2000, lançada por um jato da Força Aérea Israelense (IAF), literalmente “implodiu” um prédio no setor sul de Beirute, Líbano. O edifício era alvo das Forças de Defesa de Israel (FDI), que emitiu um aviso prévio de evacuação do local.
Realizado na terça-feira (22), o ataque ocorreu cerca de 40 minutos depois que um porta-voz militar israelense postou o alerta em árabe nas redes sociais, solicitando que as pessoas no setor evacuassem a área. De acordo com a FDI, o prédio era utilizado pelos terroristas do Hezzbolah.
Protegido por uma árvore, o fotógrafo Bilal Hussein, esperou o momento do ataque ao edifício, registrando quadro a quadro a aproximação, precisão e o poder de destruição da bomba. “Ouvi o som do míssil (sic) assobiando, indo em direção ao prédio e então comecei a filmar”, disse o fotógrafo.
Em uso pelas FDI desde 2003, a SPICE (Smart, Precise Impact, Cost-Effective) foi desenvolvida localmente pela Rafael Advanced Defense Systems. Na verdade, trata-se de um “kit” de orientação acoplado às bombas convencionais Mark 83 de 1.000 libras (453 kg) ou Mark 84 de 2 000 libras (907 kg). O dispositivo é composto por um sistema eletro-óptico, navegação GPS e aletas para voo planado, que lhe conferem um alcance de até 60 km e a impressionante precisão de 3 metros.
@FFO