Ataque à Turkish Aerospace Industries deixa mortos e feridos. A unidade da estatal Turkish Aerospace Industries (TAI) Ankara Kahramankazan, na Turquia, foi alvo ontem (23), de uma ação terrorista, conforme classificaram as autoridades locais. Uma bomba foi detonada na entrada da empresa, seguida de intensa troca de tiros entre os terroristas e a segurança local. O saldo foi sete mortos (sendo dois terroristas) e 22 feridos.
Segundo os relatos, dois terroristas detonaram explosivos em um táxi na entrada principal da empresa. Emissoras de televisão mostraram imagens dos terroristas armados entrando no prédio da TAI, onde aconteceu um intenso tiroteio. Diversos funcionários foram levados para abrigos no interior da empresa, durante a ação.
Mais tarde, o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, disse aos jornalistas que “dois terroristas foram neutralizados durante o ataque à sede da TUSAS (sigla da empresa em turco). Infelizmente, tivemos cinco mártires e 22 feridos na ação. Três dos feridos já receberam alta do hospital, 19 deles seguem em tratamento médico.”
O ministro Yerlikaya disse que os dois agressores “possivelmente” eram do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), um grupo separatista combatido pelo governo turco. “O modo que agiram mostra que muito provavelmente são do PKK. Assim que a identificação for concluída e outras evidências ficarem mais claras, compartilharemos informações com vocês”, disse o ministro.
O presidente turco, Tayyip Erdogan, que se encontra na Rússia para a conferência do BRICS, condenou o ataque. Erdogan recebeu apoio do presidente russo, Vladimir Putin, bem com da OTAN, Estados Unidos e da União Europeia.
O conglomerado estatal Turkish Aerospace Industries (ou TUSAS na sigla em turco) é a maior empresa aeroespacial da Turquia. Com aproximadamente 10 mil funcionários, atualmente a TAI trabalha no desenvolvimento e na produção de aeronaves, helicópteros e drones militares. O ataque desta quarta-feira será investigado pelas autoridades turcas.
@FFO