US Navy oficializa designação E-130J para os futuros Super Hércules TACAMO. A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) anunciou recentemente a designação oficial E-130J para sua futura aeronave da missão TACAMO (Take Charge and Move Out). A plataforma Eletrônica será baseada na versão altamente modificada do Lockheed Martin C-130J-30 Super Hércules.
A designação E-130J (E = Eletrônico) foi escolhida pelo Escritório do Programa de Comando Estratégico, Controle e Comunicações Aerotransportadas da US Navy (PMA-271) e pela Ala 1 de Comunicações Estratégicas, para resumir a função da nova aeronave. Responsável pela padronização da codificação de todas aeronaves militares dos EUA, a USAF aprovou a designação E-130J escolhida pela Marinha.
O PMA-271 está adquirindo o E-130J para aliviar a atual frota E-6B Mercury na missão TACAMO, cuja função principal é fornecer links de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional dos EUA (Presidente, Secretário de Defesa e Comando Estratégico) com o Comando da frota de submarinos de mísseis balísticos.
Em abril deste ano foi finalizada a negociação com a Collins Aerospace, para integrar os seus sistemas de transmissão Very Low Frequency (VLF) e demais itens associados à missão TACAMO nos novos C-130J-30 adquiridos pelo governo. A adjudicação do contrato das aeronaves está programada para ocorrer janeiro de 2025.
Take Charge and Move Out (TACAMO)
Desde a Guerra Fria, aeronaves da US Navy desempenham a função de Posto de Comando Nacional Aerotransportado (ANCP – Airborne National Command Post). Uma das missões associadas é a TACAMO, onde as aeronaves atuam como pontes de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional (NCA) e a frota de submarinos balísticos da US Navy.
Essas aeronaves especiais transportam potentes transmissores VLF ligados à uma antena constituída por um longo cabo de arrasto retrátil com cerca de 11 km de extensão, capazes de transmitir e receber transmissões dos submarinos quando estão submergidos. As características eletromagnéticas e a alta potência, permitem que as ondas VLF penetrem profundamente nas águas oceânicas por onde transitam os submarinos.
As missões TACAMO são caracterizadas por muitas horas de voo sobre a mesma área de interesse (um submarino), onde a aeronave “puxa o longo cabo” mantendo curvas fechadas de elevado ângulo de inclinação.
A TACAMO é de responsabilidade da Ala de Comunicações Estratégicas 1 (SCW-1), composta por três Esquadrões Aéreos de Reconhecimento, o VQ-3 “Ironman”, o VQ-4 “Shadows” e o VQ-7 “Roughnecks”, sediados na Base Aérea da USAF de Tinker, Oklahoma.
De acordo com a Lockheed Martin, o E-130J será a 18ª variante do C-130 Hercules, entretanto não é a primeira vez que a missão TACAMO será realizada pelos icônicos quadrimotores. Iniciada na década de 1960, a missão TACAMO foi realizada por quatro EC-130G (C-130E), que posteriormente foram substituídos por dezoito EC-130Q (C-130H), também desativados.
Desde 1989, jatos E-6B Mercury (Boeing 707 modificados) atuam como ponte de retransmissão de comunicações e posto de comando estratégico aerotransportado. Ele fornece Comando Nuclear, Controle e Comunicações (NC3) aerotransportado para o Presidente, Secretário de Defesa e o Comando Estratégico dos EUA.
@FFO