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Acidente com F-5EM em Natal – novos detalhes

23 de outubro de 2024
Parte da tubeira do F-5EM FAB 4866 sobre a pista 16L de Natal.
Parte da tubeira do F-5EM FAB 4866 sobre a pista 16L de Natal.

Acidente com F-5EM em Natal — novos detalhes. O acidente com o F-5EM FAB 4866 do 1º GAVCA teria acontecido por uma falha do pós-combustor. A aeronave caiu logo após decolar da Base Aérea de Natal, no início da tarde do dia 22 de outubro, durante uma missão de treinamento.

F-5EM FAB 4866 com problemas na pós-combustão sobre os céus de Parnamirim.
F-5EM FAB 4866 com problemas na pós-combustão sobre os céus de Parnamirim.

Só o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), com sede em Brasília, poderá esclarecer os motivos do acidente, que resultou na perda total da aeronave. O que se sabe, pelas imagens, é que o líder de uma esquadrilha de 4 F-5M — com código-rádio Jambock, é visto em diversos vídeos com uma “língua de fogo” junto as tubeiras dos dois motores J85-GE-21.

Ele havia decolado da pista 16L da BANT. Durante a rolagem, seu ala “cantou na fonia o fogo no motor” e, em seguida, comandou a ejeção, pois a aeronave estava condenada, com boa parte da cauda em chamas. O piloto, aparentemente, não perdeu os comandos e ainda conseguiu guiar seu F-5 para uma área desabitada, antes de ejetar.

Em um vídeo do resgate, feito pelo por um H-36 do 1º/8º GAV, é possível ver o paraquedas do assento ejetável Martin-Baker BR10LF e o piloto, em pé e caminhando junto com os resgatistas do Esquadrão Falcão.

F-5EM FAB 4866 do 1º GAVCA, que foi perdido em 22 de outubro em Natal. Foto: André Werutsky.
F-5EM FAB 4866 do 1º GAVCA, que foi perdido em 22 de outubro em Natal. Foto: André Werutsky.

Horas depois do acidente, imagens postadas as redes sociais, mostraram mais um indício que pode explicar o acidente, ou melhor, apontar para qual rumo a investigação deverá seguir. Sobre a pista 16L ficou parte do tubo de escapamento do motor, incluindo o afterburner (pós-combustor) do motor da General Electric. A perda de uma parte similar, nunca aconteceu na FAB e não sabemos se em algum outro lugar que opere o T-38/F-5.

O piloto desligou (“cortou”) provavelmente o motor, mas é provável que a ruptura do escapamento tenha permitido vazamento de combustível, incendiado pelo outro motor, gerando uma queima incontrolável.

Escapamento do mortor do F-5EM FAB 4866, acidentado em NAtal em 22 de outrubro de 2024.
Escapamento do mortor do F-5EM FAB 4866, acidentado em Natal em 22 de outrubro de 2024.

O fato é que a sorte, aliada a competência operacional do piloto, resultou apenas na perda da aeronave, sem vítimas em solo e nem prejuízos materiais. Aguardemos o laudo do CENIPA, que irá sem dúvida jogar uma luz sobre o acidente.

A Martin-Baker, empresa fabricante dos assentos ejetáveis modelo BR10LF que equipam os F-5M da FAB publicou a tradicional mensagem com o número atualizado de vidas salvas pelos seus equipamentos: 7731.

O F-5 4866

F-5E FAB 4866 visto em 2003 em Canoas. Foto: Leandro Casella.
F-5E FAB 4866 visto em 2003 em Canoas. Foto: Leandro Casella.

O FAB 4866 é um dos F-5E do 2º lote comprado pela FAB em 1988 da USAF. Veio de Williams AFB, onde servia no 425th TFTS. É um dos primeiros F-5E fabricados no mundo em 1972. Na verdade, ele foi encomendado em 1972 (anos fiscal) e entregue em 1973. Seu número de construção é R-1021, o que indica ser o 21º de linha, sendo originalmente destinado a USAF, onde foi matriculado 72-01401.

F-5EM FAB 4866 voando na ala do 4869 em 2008 em Canoas. Foto: Leandro Casella.
F-5EM FAB 4866 voando na ala do 4869 em 2008 em Canoas. Foto: Leandro Casella.

Comprado pela FAB, entrou em carga em 10 de agosto de 1989, tendo chegado a Canoas para servir no 1º/14º GAV em 19 de agosto do mesmo ano. Assim como todo o 2º lote, serviu exclusivamente em Canoas, até a modernização. Ele foi enviado a Embraer em 2006. Em agosto de 2007 regressou a Canoas já modernizado. Serviu no 1º/14º GAV e no 1º/4º GAV, antes de ser enviado ao 1º GAVCA.

Northrop F-5E 72-01401 do 425th TFTS, 58th TFTW da USAF, Williams Air Force Base, Arizona, em março de 1974. Foto: USAF.

Curiosamente foi o primeiro F-5E a pousar no país em outubro de 1973. Como era uma aeronave usada pela USAF e Northrop para promover o F-5, fez muitas aparições em feiras e eventos. Entre eles, o Salão Aeronáutico de São Jose dos Campos daquele ano.

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