Su-57 russo visto com mísseis de cruzeiro nos pilones das asas. Recentemente a imagem de um jato de quinta geração Sukhoi Su-57 (designação OTAN: “Felon”) das Forças Aeroespaciais Russas (VKS), aparentemente transportando dois mísseis de cruzeiro ar-solo da família Kh-59, em pilones das asas. A configuração chamou a atenção de analistas, que discutem a possível integração de versões antigas de sistemas de armas ao mais avançado caça multifuncional da frota russa.
Desenvolvido com tecnologia e design avançados, o Su-57 tem uma baixa assinatura radar, uma característica intrínseca aos aviões de quinta geração. Orgulho da RF VKS e da indústria militar russa, o jato é considerado um concorrente para os caças ocidentais de quinta geração, como o F-22 Raptor e o F-35 Lightning II dos EUA. Porém, ao “pendurar” esses mísseis de geração mais antiga nos pods das suas asas, o Su-57 perde uma das suas mais importantes capacidades, a de ficar furtivo à defesa aérea inimiga.
O projeto do míssil de cruzeiro ar-solo Kh-59 (designação OTAN: AS-13 Kingbolt) remonta os anos 1980, quando a Russian Tactical Missiles Corporation (KTRV) desenvolveu este armamento para ataques de precisão contra alvos terrestres e marítimos. Ele foi integrado a várias aeronaves de combate, notadamente o Su-24M e o Su-34, que servem como suas principais plataformas de lançamento. Ao longo do tempo, outras variantes do Kh-59 surgiram, como o Kh-59M, com maior alcance e sistema de orientação aprimorado, e o Kh-59MK2, uma versão para alvos terrestres com seção transversal reduzida para obter certa furtividade aos radares. Sua capacidade de voo em baixa altitude permite que ele evite as defesas aéreas, aumentando sua eficácia em ambientes hostis.
Especialistas sugerem que ao equipar o moderno Su-57 com o Kh-59 (seja qual versão for), seria um indicativo de que a indústria russa está passando por dificuldades para integrar armas avançadas aos seus jatos de quinta geração. Embora capaz, a família Kh-59 não se beneficia de todas modernas características de engenharia e design para uma grande redução da sua assinatura radar, algo presente em alguns dos mais modernos sistemas de armas presentes no arsenal russo.
@FFO