OTAN realiza Exercício nuclear Steadfast Noon 2024. O Comando Aéreo Aliado da OTAN iniciou na semana passada o exercício nuclear “Steadfast Noon 2024”, o qual envolve mais de 60 aeronaves de treze países e 2.000 militares espalhados por oito Bases Aéreas de nações Aliadas da Europa Ocidental. Com duração de duas semanas, este treinamento é realizado anualmente pela OTAN no mês de outubro.
O Steadfast Noon é um importante teste das forças de dissuasão nucleares da OTAN, considerada uma pedra angular para a Aliança. As manobras militares envolvem jatos com capacidade de transportar ogivas nucleares, o que e envia uma mensagem clara a qualquer adversário que a OTAN protegerá todos os seus Aliados. Nenhuma ogiva real é utilizada nos voos de treinamento, salienta o Comando da Missão.
Além dos jatos com capacidade nuclear, os voos de treinamento incluem também bombardeiros, caças de escoltas, aeronaves de reabastecimento em voo e aviões de reconhecimento e guerra eletrônica. A edição deste ano envolve, principalmente, voos sobre os espaços aéreos da Bélgica, Holanda, Dinamarca, Reino Unido e em áreas restritas sobre o Mar do Norte.
A Steadfast Noon 2024 será a primeira edição que os caças multifuncionais F-35A da Força Aérea Real Holandesa (RNAF) participarão, depois que eles foram declarados operacionais para missões nucleares.
A declaração da Cúpula de Washington da OTAN deixou claro que “o propósito fundamental da capacidade nuclear da OTAN é preservar a paz, prevenir a coerção e dissuadir a agressão”, afirmando que “enquanto as armas nucleares existirem, a OTAN permanecerá uma aliança nuclear”.
Fonte: OTAN
@FFO