F-16 do Iraque conduzem ataque direcionado que matou líder sênior do ISIS. Forças de segurança iraquianas, em parceria com a Combined Joint Task Force-Operation Inherent Resolve (CJTF-OIR), conduziram um ataque direcionado, que matou o líder sênior do ISIS (Estado Islâmico).
As Forças de Segurança Iraquianas (ISF — Iraq Security Forces) conduziram ataques aéreos de precisão no nordeste do Iraque em 14 de outubro que mataram quatro membros da organização terrorista ISIS, incluindo um líder sênior. A missão foi realizada usando aeronaves Lockheed Martin F-16C da Força Aérea do Iraque armadas com bombas guiadas a laser GBU-10 e GBU-12.
Os ataques liderados pelo Iraque foram conduzidos para interromper e degradar as redes de ataque do ISIS no Iraque e foram chancelados pelo suporte técnico e de inteligência da CJTF-OIR. O líder sênior, Shahadhah ‘Allawi Salih ‘Ulaywi al-Bajjari, também conhecido como Abu Issa, o “Wali de Kirkuk”, morto na ação, era considerado o oficial mais graduado do ISIS no norte do Iraque. Uma avaliação inicial pós-ataque encontrou cintos “suicidas” explosivos, inúmeras armas, explosivos e munição. Não há indicação de vítimas civis.
Permitir ataques da ISF é parte do compromisso contínuo da Coalizão de interromper e degradar os esforços dos terroristas para planejar, organizar e conduzir ataques contra civis e militares em toda a região e além. Em agosto, a CJTF-OIR também em parceria com a ISF, realizou um ataque no oeste do Iraque, resultando na morte de 14 agentes do ISIS.
“O ISIS continua sendo uma ameaça à região, aos nossos aliados, assim como à nossa terra natal. O Comando Central dos EUA, juntamente com nossa coalizão e parceiros iraquianos, continuará a perseguir agressivamente esses terroristas”, disse o Gen. Michael Erik Kurilla, comandante do USCENTCOM.
@CAS