
An Iraqi F-16C Fighting Falcon taxis on a flightline at an undisclosed location to conduct a coalition-led airstrike against ISIS in support of Combined Joint Task Force-Operation Inherent Resolve, June 7th, 2018. Coalition forces and partners have initiated the second phase of Operation Roundup, an operation to defeat Daesh remnants in northeastern Syria. (U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Keith James)

F-16 do Iraque conduzem ataque direcionado que matou líder sênior do ISIS. Forças de segurança iraquianas, em parceria com a Combined Joint Task Force-Operation Inherent Resolve (CJTF-OIR), conduziram um ataque direcionado, que matou o líder sênior do ISIS (Estado Islâmico).
As Forças de Segurança Iraquianas (ISF — Iraq Security Forces) conduziram ataques aéreos de precisão no nordeste do Iraque em 14 de outubro que mataram quatro membros da organização terrorista ISIS, incluindo um líder sênior. A missão foi realizada usando aeronaves Lockheed Martin F-16C da Força Aérea do Iraque armadas com bombas guiadas a laser GBU-10 e GBU-12.
Os ataques liderados pelo Iraque foram conduzidos para interromper e degradar as redes de ataque do ISIS no Iraque e foram chancelados pelo suporte técnico e de inteligência da CJTF-OIR. O líder sênior, Shahadhah ‘Allawi Salih ‘Ulaywi al-Bajjari, também conhecido como Abu Issa, o “Wali de Kirkuk”, morto na ação, era considerado o oficial mais graduado do ISIS no norte do Iraque. Uma avaliação inicial pós-ataque encontrou cintos “suicidas” explosivos, inúmeras armas, explosivos e munição. Não há indicação de vítimas civis.
Permitir ataques da ISF é parte do compromisso contínuo da Coalizão de interromper e degradar os esforços dos terroristas para planejar, organizar e conduzir ataques contra civis e militares em toda a região e além. Em agosto, a CJTF-OIR também em parceria com a ISF, realizou um ataque no oeste do Iraque, resultando na morte de 14 agentes do ISIS.
“O ISIS continua sendo uma ameaça à região, aos nossos aliados, assim como à nossa terra natal. O Comando Central dos EUA, juntamente com nossa coalizão e parceiros iraquianos, continuará a perseguir agressivamente esses terroristas”, disse o Gen. Michael Erik Kurilla, comandante do USCENTCOM.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS