20 de outubro- Dia Internacional do Controlador de Voo. Mais de 100 milhões de passageiros e 1,6 milhões de toneladas de carga são transportadas anualmente pelos céus do Brasil. Para gerenciar com segurança todo esse movimento de aeronaves, milhares Controladores de Tráfego Aéreo atuam nos bastidores para garantir a total segurança e fluidez do tráfego aéreo brasileiro.
Esses importantes profissionais da aviação mundial tem no 20 de outubro, a celebração do Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo. A data foi escolhida no ano de 1960 na Grécia, quando ocorreu o primeiro encontro mundial da categoria. O evento também assinalou a criação da Federação Internacional de Controladores do Tráfego Aéreo, ou International Federation of Air Traffic Controllers Association (IFATCA).
No Brasil, a primeira turma de controladores da Força Aérea Brasileira (FAB) foi formada em 1944, na antiga Escola Técnica de Aviação (ETAv), então sediada em São Paulo (SP). Sete anos depois, em 1951, a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), absorveu o ensino da especialidade destinado aos graduados da FAB, o que ocorre até hoje.
O Programa Universal de Auditoria de Supervisão de Segurança da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), atestou o índice de conformidade de 95,1% ao controle aéreo brasileiro em 2023, colocando o País ao lado de países importantes na aviação mundial, como os Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Os 3.905 Controladores de Trafego Aéreo da FAB, atuam diariamente em Torres de Controle (TWR), Controles de Aproximações (APP), Centros de Controle de Área (ACC), Órgãos de Controle de Operações Militares (COPM), no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA, entre outros órgãos operacionais, atestando o seu alto padrão profissional.
@FFO