AERO L-39NG agora é L-39 SKYFOX. A fabricante de aeronaves tcheca AERO Vodochody, anunciou recentemente que renomeou como L-39 SKYFOX, o seu jato de treinamento avançado e combate leve L-39NG. Esta ação mantém uma longa tradição da fabricante de nomear suas aeronaves, como reconhecidos L-29 Dolphin e L-39 Albatros.
“O nome L-39 Skyfox reflete perfeitamente a essência do nosso treinador, que se destaca por sua eficiência, capacidade multifuncional e de adaptação a diferentes condições de voo. Os próprios pilotos apreciam as excelentes características de voo do L-39 Skyfox, manuseio intuitivo, excelente visibilidade do cockpit e alto nível de proteção durante o treinamento na aeronave”, disse Viktor Sotona, presidente e CEO da AERO.
Desenvolvido a partir da experiência obtida com a versão anterior (L-39 Albatros), o moderno L-39 SKYFOX é uma avançada plataforma multifuncional, capaz de cobrir funções de treinamento, ataque leve e reconhecimento. Incorporando o conceito aerodinâmico bem sucedido do Albatros, os refinamentos e novos materiais mais leves, tornam o SKYFOX a aeronave mais eficiente da sua classe.
“Por que o avião foi chamado de raposa? Essa fera é perfeitamente adequada à aeronave devido à sua natureza e comportamento. Pode não ser o animal mais forte da floresta, mas é extremamente adaptável, persistente, engenhoso, cuida de seus filhotes como um avião cuida de seus pilotos e, quando chega a hora, pode morder forte”, disse Sotona.
O L-39 Skyfox integra modernos aviônicos, motor turbofan Williams International FJ44-4M mais potente, velocidade máxima de 420 nós, autonomia de de 4,5 horas, alcance de 1.400 milhas náuticas e teto de serviço de 38.000 pés. Possui cinco hardpoints para transportar até 1.200 kg de cargas úteis (incluindo um pod para armamentos). Suas excelentes características de voo o tornam uma escolha adequada para todas as fases de treinamento de pilotos de caças de 4ª e 5ª geração, reconhecimento e missões de combate leve.
A produção em série do L-39 SKYFOX iniciou em maio de 2023, e no início deste ano de 2024 a fabricante atingiu a taxa de produção de uma aeronave por mês. Além da Força Aérea da República Tcheca (CZAF), o SKYFOX tem como clientes o Vietnã (primeiro cliente internacional) e a Hungria. Além disso, a AERO e a sueca Saab assinaram um acordo para para explorar a possibilidade de adaptar o L-39 SKYFOX para as necessidades da Força Aérea Húngara, visando treinamentos dos pilotos dos Gripens C/D.
“Entregaremos dois L-39 SKYFOX até o final deste ano e estamos prontos para entregar os dois restantes até meados do ano que vem. De acordo com o contrato, a empresa LOM PRAHA [que fornece treinamento para pilotos da CZAF] tem a opção de comprar mais quatro aeronaves, o que forneceria capacidade suficiente para treinar pilotos não apenas para a Força Aérea Tcheca, mas também para o programa NATO Flight Training Europe”, acrescentou Viktor Sotona.
@FFO