Spirit AeroSystems não fornecerá mais a fuselagem do FLRAA da Bell. A Bell Textron anunciou no dia 14 de outubro, que retirou seu principal fornecedor, a Spirit AeroSystems, do seu programa Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA), que visa fornecer um tiltrotor de última geração para o US Army.
A Spirit AeroSystems cuidava da produção da fuselagem, algo que a subsidiária da Textron, confirmou que a partir de agora será feito internamente. “A Bell agora tem total responsabilidade pelo trabalho da fuselagem, como fazemos com muitos dos nossos produtos. A Bell está determinando quais fábricas assumirão esse trabalho”.
A Spirit, sediada em Wichita, projetou e construiu a fuselagem para o protótipo competitivo V-280 Valor da Bell, que triunfou na competição FLRAA do US Army sobre o Sikorsky/Boeing SB-1 Defiant em 5 de dezembro de 2022. A Spirit descreve a fuselagem como sendo de material composto de uma subestrutura de alumínio e pele composta.
A Bell agora está trabalhando para iniciar a produção inicial de baixa taxa no FLRAA, com seis aeronaves de teste no primeiro contrato. Anteriormente conhecido como V-280, o futuro avião de assalto de longo alcance da Bell representa a iniciativa de modernização da aviação mais significativa do Exército dos EUA em várias décadas.
A Spirit confirmou a saída do projeto em nota. “A Spirit e a Bell coordenaram um acordo para transferir a responsabilidade total pela fuselagem da futura aeronave de assalto de longo alcance para a Bell”, disse Joe Bucciono, diretor sênior de relações com a mídia da Spirit AeroSystems.
A Bell não especifica por que retirou a Spirit do programa. Mas a decisão vem na esteira da provável aquisição da Spirit pela Boeing, uma empresa que fazia parte do Grupo Boeing até ser desmembrada em 2005. A Spirit produz várias aeroestruturas para jatos da Boeing, incluindo fuselagens da linha 737.
A Boeing, começou a expressar interesse em retomar a Spirit em março, depois do infame incidente do plugue de porta da Alaska Airlines ser rastreado até determinar que foram erros efetivados na fábrica da Spirit. Sob um acordo de US$ 8,3 bilhões anunciado em julho, a Boeing deve adquirir o fornecedor crítico, menos seções da empresa que fornecem itens para a rival Airbus. A aquisição da Spirit deverá ser concluída em meados de 2025.
A decisão da Bell de abandonar a Spirit ocorre no momento em que a empresa está entrando no estágio inicial de projeto de engenharia e fabricação (EMD) do programa FLRAA, durante o qual as decisões sobre fornecedores e locais de produção são finalizadas.
Atualmente, a Bell espera entregar o primeiro tiltrotor FLRAA em 2026, com produção em baixa taxa começando em 2028. O US Army planeja colocar a nova aeronave em campo com suas primeiras unidades convencionais em 2030, e com aviadores de operações especiais passando a usar o novo vetor por volta de 2034.
Embora os detalhes da produção da fuselagem permaneçam obscuros, a Bell agora confirma que sua unidade em Amarillo sediará a montagem final do programa FLRAA. Já conhecida como “Tiltrotor Town”, a instalação abriga a linha de montagem do V-22 Osprey da Bell, a produção dos últimos helicópteros de ataque AH-1Z e o trabalho de modernização da frota de helicópteros utilitários UH-1 do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.
@CAS