GEIV inspeciona auxílios de navegação aérea do Paraguai. O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a inspeção dos auxílios de navegação aérea nos principais aeroportos do Paraguai. No total, foram realizadas aproximadamente 24 horas de voo entre 06 a 13 de outubro. A missão faz parte de um Acordo de Cooperação mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC).
A bordo do FAB 3604, um dos quatro IU-50 (designação militar FAB para o jato Embraer Legacy 500), o GEIV inspecionou os auxílios de Sistema de Pouso por Instrumento (ILS), Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (PAPI), Radiofarol Omnidirecional (VOR) e Radiofarol Não Direcional (NDB) dos Aeroportos Internacionais de Assunção e de Minga Guazú, além do Aeródromo Hernandarias/Itaipu, na região do Alto Paraná.
Um dos pilotos-inspetores da missão, Capitão Aviador Cristiano Nunes da Silva, explicou o trabalho realizado pelo Grupo. “Durante as inspeções em voo avaliamos detalhadamente os auxílios e sistemas de navegação aérea paraguaios, garantindo que todos estivessem de acordo com os padrões internacionais de segurança. É uma honra participar dessa missão tão importante e poder colaborar para a manutenção da eficiência da navegação aérea do Paraguai”.
Para o Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador Antonio Carlos Marins Pedroso Filho, a missão de apoio ao Paraguai reflete o protagonismo do DECEA no cenário da aviação mundial. “Nossa contribuição demonstra o alto grau de operacionalidade e especialização da Força Aérea Brasileira em missões que garantem o bom funcionamento e a segurança de voo da região”, declarou o Oficial.
Fonte: FAB
@FFO