Luftwaffe cria Esquadrão SIGINT PEGASUS. A Luftwaffe criou recentemente o Esquadrão PEGASUS (Persistent German Airborne Surveillance System), subordinado à Ala Tática 51 (TaktLwG 51) “Immelmann”, sediado na Base Aérea Schleswig/Jagel, norte do país.
O 3º Esquadrão da TaktLwG 51 irá operar os três jatos executivos de longo alcance Bombardier Global 6000, altamente modificados em avançadas plataformas PEGASUS, que irão atuar em missões de Inteligência de Sinais (SIGINT).
A primeira aeronave foi recebida em junho deste ano pela empresa canadense Bombardier, em sua unidade de Wichita, nos EUA. Outras modificações e a integração do sistema de missão SIGINT serão realizadas pelas empresas alemãs Lufthansa Technik Defense e Hensoldt. Os outros dois Global 6000 estão passando por modificações na Bombardier.
A Luftwaffe espera que o primeiro PEGASUS seja entregue em 2025 e alcance sua capacidade operacional total em 2028. Eles irão preencher uma lacuna de capacidade SIGINT da Luftwaffe, aberta em 2010 com a aposentadoria do último Breguet BR1150 Atlantic.
“Graças ao Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço da Bundeswehr (BAAINBw), em breve estaremos cobrindo uma lacuna de capacidade, porque, para podermos agir contra os sistemas de defesa aérea de potenciais adversários, primeiro temos de captar os seus sinais. Esta é a única maneira de tirar as conclusões corretas sobre como desestabilizá-los e combatê-los”, disse a Luftwaffe em sua conta oficial X.
@FFO