Departamento de Justiça dos EUA analisa a compra dos Saab Gripen da FAB. O Departamento de Justiça dos EUA solicitou informações a Saab North America, Inc. sobre a aquisição de caças Gripen pelo Brasil, que foi anunciada em dezembro de 2013.
A Saab North America, Inc., uma subsidiária americana da Saab, recebeu uma intimação do Departamento de Justiça dos EUA (U.S. Department of Justice — US DoJ), que solicitou informações sobre a aquisição pelo governo brasileiro de 36 caças Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira (FAB). A escolha foi anunciada em 18 de dezembro de 2013 e o contrato foi assinado em 27 de outubro de 2014, entre a Saab e o Governo Brasileiro, para o desenvolvimento e a produção de 36 caças Gripen NG.
Vale lembrar que o Programa FX-2 foi realizado entre 2008 e 2013. Após anos de avaliação dos concorrente Gripen NG, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16, a FAB escolheu o caça sueco em um acordo de US$ 5,4 bilhões em valores da época. Aparentemente o Governo Americano quer investigar se existiu alguma irregularidade que tenha prejudicado a Lockheed Martin na concorrência.
A Saab cogita atender à solicitação de fornecimento de informações e cooperar com o US DoJ neste assunto. As autoridades brasileiras e suecas investigaram anteriormente partes do processo de aquisição de caças do Brasil. Essas investigações foram encerradas sem indicar nenhuma irregularidade da Saab. Devido a obrigações de sigilo, a Saab não dará detalhes sobre o assunto. As ações da Saab caíam cerca de 5% na bolsa.
@CAS