Tripulantes de C-130 da FAP erram alvo em treino de lançamento de carga e atingem carros e pessoas. A tripulação de um C-130H Hércules da Força Aérea Portuguesa (FAP) errou o alvo durante um treino de lançamento de carga aérea realizado na quarta-feira (10) em Sarilhos Pequenos, no concelho da Moita. Dois automóveis e algumas pessoas foram atingidas pelo líquido azul lançado do C-130.
Recipientes com líquido azul, simulando a carga, foram lançados do C-130, e tinham como função marcar o local do impacto para avaliar sua precisão. A expectativa é que a “carga” caísse na área interna da Base Aérea 6, no Montijo, porém, devido a um erro de cálculo, acabou sendo lançada em uma área privada de Sarilhos Pequenos. Foram atingidos dois carros, algumas pessoas, construções e uma plantação de batatas.
Uma equipe dos Bombeiros Voluntários de Moita, da Guarda Nacional (GNR), Proteção Civil Municipal e da FAP foram ao local a avaliar os danos causados pela queda de pelo menos 16 recipientes contendo o líquido azul (uma mistura de água com corante).
Em nota, a FAP disse que “parte da carga, constituída por água, caiu em terrenos privados na zona de Sarilhos Pequenos, junto à Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, que não provocaram danos pessoais”, e ainda afirmou que “a carga lançada tratava-se de material biodegradável e não corrosivo, o que, pela sua composição, não representa perigo para as pessoas, animais ou ambiente”.
Imediatamente após o incidente, o treinamento foi interrompido e o C-130H da Esquadra 501 “Bisontes”, pousou na Base Aérea do Montijo. A FAP afirmou que “foi possível confirmar que a carga lançada provocou danos materiais que serão alvo de avaliação e compensação”.
A FAP possui uma frota de quatro Hércules, sendo dois C-130H (16803 e 16805) e dois C-130H30 alongados (16801 e 16806), todos operados pela Esquadra 501 “Bisontes” baseada na BA6 Montijo.
@FFO