Chile, Marrocos e UAE: novos clientes do Embraer KC-390 Millennium ? Uma surpresa ocorreu durante a Conferência do Grupo de Usuários de C-390 Millennium 2024 (“C-390 Millennium Users Group Conference 2024”) , realizada recentemente em São José dos Campos e Gavião Peixoto, em São Paulo. Uma apresentação oficial da Embraer mostrou as bandeiras dos países que optaram pelo Millennium, e pelo menos três chamaram a atenção.
O slide apresentado na conferência continha as bandeiras dos três atuais operadores – Brasil, Portugal e Hungria – dos quatro futuros operadores já confirmados oficialmente – Áustria, Holanda, República Tcheca e Coreia do Sul – e três novos países – Marrocos, Emirados Árabes Unidos (EAU) e Chile.
A menção aos EAU não seria uma grande surpresa, uma vez que a fabricante brasileira há algum tempo negocia com o país árabe inclusive a instalação de uma linha de produção do KC-390 na região.
O vizinho Chile seria uma boa surpresa para o projeto KC-390 Millennium, que conquistaria o primeiro usuário na América do Sul (fora o Brasil). A Força Aérea Chilena (FACH) modernizou vários C-130H, inclusive equipando algumas aeronaves com o conjunto de hélices octapás NP2000 (saiba mais aqui). Apesar da bandeira apresentada, não há nenhuma nota oficial do governo chileno confirmando a opção pelo KC-390.
O Marrocos, por sua vez, foi uma grande surpresa. A notícia se espalhou e vários portais internacionais que apontam o país como sendo o primeiro operador africano do Millennium, apesar de não haver nenhuma confirmação oficial. O certo é que há algum tempo a Força Aérea Real Marroquina (RMAF) busca um substituto para seus envelhecidos C-130H Hercules que estão beirando os 50 anos de serviços ativos. Fontes indicam que militares da RMAF foram conhecer o KC-390 em Portugal, juntando mais uma parte do quebra-cabeças. A peça-chave virá com uma nota oficial do governo marroquino confirmando a compra da aeronave da Embraer. Vamos aguardá-la.
@FFO