USAF evacua MacDill AFB para a passagem do Furacão Milton. Poucos dias após a passagem do furacão Helene, novamente a USAF evacuou Base Aérea de MacDill, em Tampa, na Flórida, agora por conta do poderoso furacão Milton, de categoria 5, previsto para atingir a região na noite desta quarta-feira (10). Em MacDill AFB ficam os quartéis-generais do Comando Central dos EUA e do Comando de Operações Especiais dos EUA e a 6ª Ala de Reabastecimento em Voo (6th ARW).
O furacão Milton se formou como uma tempestade tropical no Golfo do México no final de semana e está indo para nordeste em direção à Flórida. A Agência Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) prevê que Milton atingirá a área da Baía de Tampa hoje à noite.
Cerca de uma dúzia de aviões-tanque KC-135 da 6th ARW voaram de MacDill AFB para manter prontidão em locais seguros. O pessoal essencial do USCENTCOM e USSOCOM, bem como os funcionários designados para a equipe de recuperação de MacDill, permanecerão na Base em locais seguros até a passagem do Milton.
Na semana passada, o furacão Helene inundou as áreas baixas de MacDill, deixando grandes quantidades de detritos nas estradas e causando cortes generalizados de energia, e muitos serviços de base ficaram fechados por até cinco dias.
Também está no caminho de Milton a Costa Espacial da Flórida, lar da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral e da Base da Força Espacial Patrick. O Space Launch Delta 45, responsável por gerenciar ambas instalações, elevou seu nível de alerta para furacão para 4, mas manterá ambas bases abertas e nenhuma evacuação foi ordenada.
Um foguete SpaceX Falcon 9 decolou de Cabo Canaveral em 07/10, levando uma carga da Agência Espacial Europeia. O lançamento planejado para amanhã (10) do Centro Espacial Kennedy de um foguete SpaceX Falcon Heavy para a NASA, foi adiado.
@FFO