A340 presidencial do Irã escoltado durante missão internacional no Catar. O Airbus A340 que transportou o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, em recente visita ao Catar, recebeu a escolta de caças F-4E Phantom II da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF), armados com mísseis ar-ar de curto alcance AIM-9(P) Sidewinder.
A visita oficial ocorreu na semana passada, entre os dias 02 e 03/10, quando Doha sediou a cimeira “Asia Cooperation Dialogue” (ACD), uma organização intergovernamental, estabelecida em 2002, e que atualmente reúne 35 estados membros. Durante o evento, o presidente iraniano se reuniu com o chefe de estado do Catar, Emir Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani, bem como com dirigentes do Hamas.
Os Phantoms designados para a escolta do A340-300 presidencial (matrícula EP-IGA), provavelmente decolaram da Base “Oghab 44” (“Águia 44”), cujas instalações subterrâneas ficam sob as montanhas da província de Hormozgan, no sudeste do Irã, distantes cerca de 180 km do Estreito de Ormuz e 500 km de Doha.
Estima-se que a IRIAF tenha cerca de 64 McDonnell Douglas F-4D/E e quatro RF-4E (versão de reconhecimento), de um total de 225 aeronaves deste modelo recebidas dos Estados Unidos entre 1968 e 1979. Os exemplares atualmente em operação, passaram por inúmeras atualizações, onde receberam radares e aviônicos de origem chinesa, bem como diferentes plataformas de armas desenvolvidas pelo Irã.
@FFO