• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB está procurando um ACJ330 Presidencial

5 de outubro de 2024
FAB está procurando um ACJ330 Presidencial. Na imagem o A330-243 VIP 5N-FGA do Governo da Nigéria, recentemte adquirido Foto: Wang Will.

FAB está procurando um ACJ330 Presidencial. O assunto não é novo. Desde que assumiu a Presidência em janeiro de 2023, o atual governo procura uma nova aeronave presidencial de grande porte — como noticiamos aqui. Após o incidente com o Airbus VC-1 em 1/10 no México, o assunto voltou a pauta, com a informação que há alguns meses o governo busca insistente por uma aeronave VIP para substituir o VC-1.

Mas qual seria esta aeronave? Fontes da RFA afirmam que a busca é por um A330-200 ou A330-300 usado no mercado civil, que possar ser convertido em aeronave VIP, com entrega imediada. Ou uma aeronave usada já na configuração VIP. Faz sentido ser um A330, uma vez que a FAB já opera com dois outros A330-200, os FAB 2901 e 2902, que nada mais são de aeronaves civis com farda militar. Escolher o A330 padronizaria a manutenção, logística e treinamento, e provavelmente, o futuro A330 VIP iria também ser operado pelo 2º/2º GT, relembrando os tempos em que o KC-137 FAB 2401 fazia às vezes de FAB-01.

É necessário termos um novo avião VIP? Creio que não agora, pois a FAB tem outras prioridades na frente, como caças, modernização do A-29 e incremento das horas de voo, entre outras. Porém, isto parece ser irrelevante, e a tendência é que realmente tenhamos um ACJ330-200 VIP. Isto se reforçou com a declaração do Comandante da Aeronáutica após o incidente no México com o VC-1, que defende a compra de um no Avião Presidencial. “Um país como o nosso, do tamanho do Brasil, merece ter um avião de maior porte para transportar o presidente”, disse ele a imprensa. Em média, mesmo comprado usada a célula, o custo deve estar na casa de US$ 200 a 300 milhões, dependendo da configuração.

Voyager RAF ZZ336, que costuma levar o Primeiro Ministro Britânico, Ministros e eventualmente a Família Real. Ele é Voyager KC2 (A330-243MRTT), ou seja, além de transpote VIP opera como aeronave de reabastecimento em voo. Foto: RAF.

A própria Airbus oferece aeronaves novas, baseadas no A330 Neo e conversão de A330-200 e A330-300 no que ela define como ACJ330 (Airbus Corporate Jet 330). Além da conversão feita pela Airbus, é possível tentar a compra de uma aeronave já pronta, muitas das quais estão em serviço no mundo árabe e Europa, como aeronave privada. O ACJ330 pode voar 25 mil quilômetros e levar em torno de 60 passageiros, dependendo da configuração. Alguns usuários de aeronave A330 em configuração VIP: Forças Armadas da República do Cazaquistão (1); Armée de l’Air et de l’Espace (1); Governo da Turquia (1); Governo da Tailândia (1); Governo da Malásia (1); Royal Air Force (1); Royal Canadian Air Force (1) e a Qatar Amiri Flight (2).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login