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Super Hornet realiza testes de decolagem via Ski-jump

21 de agosto de 2020
Super Hornet está sendo testado para decolagens por ski-jump na NAS de Patuxent River (Foto: USN).

A Boeing tem realizado ao longo das últimas semanas testes de decolagem via ski-jump com um F/A-18E Super Hornet baseado em terra, a partir da Naval Air Station (NAS) Patuxent River em Maryland. O trabalho faz parte de um esforço de demonstração para a Marinha da Índia, visando ratificar a capacidade da aeronave em operar em porta-aviões configurados com STOBAR ou Short Take-Off But Arrested Recovery (Decolagem Curta e Recuperação por Arresto), como o INS Vikramaditya e o futuro INS Vikrant.

Os ensaios estão sendo feitos em um ski-jump na NAS Patuxent River, que foi usado durante os testes da variante F-35B.

“A Boeing e a Marinha dos Estados Unidos estão na fase inicial de ensaios de decolagem via ski-jump do F/A-18E Super Hornet. A Boeing concluiu uma extensa análise e mais de 150 simulações de voo na compatibilidade do F/A-18 com porta-aviões indianos e, nossa avaliação inicial mostra que o Block III Super Hornet é capaz ser lançado lançar via ski-yjump. Mais detalhes serão divulgados após a conclusão do teste de demonstração”, disse Justin Gibson, porta-voz da Boeing.

A empresa já havia anunciado planos para iniciar este programa de teste em fevereiro de 2020, um processo que vinha sendo planejado desde 2017. 

Um F/A-18F Super Hornet do VX-23 pousa no USS Gerald R. Ford’ (CVN-78) em 20 de janeiro de 2020. O Super Hornet concorre a um contrato para 57 aeronaves para a Marinha da Índia (Foto: US Navy/Mass Communication Specialist 2nd Class Sean Elliott).

“Fizemos muito trabalho de simulação com a Marinha da Índia para entender melhor seus requisitos e estamos certos de que o Super Hornet pode operar de todos os seus porta-aviões” completou Dan Gillian, O vice-presidente do programa Super Hornet.

A McDonnell Douglas, que desenvolveu o F/A-18 Hornet original, que foi posteriormente adquirido pela Boeing, também havia realizado testes de ski-jump no final da Guerra Fria. Esses testes mostraram que, com apenas nove graus de inclinação, o rolamento total necessário para a decolagem do F/A-18A poderia ser reduzido pela metade, embora não tenha ficado claro qual seria o peso bruto do jato para atingir esse desempenho. 

Desde pelo menos 2016, a Marinha indiana está trabalhando para adquirir uma frota de pelo menos 57 novos caças de combate para complementar seus MiG-29K Fulcrum, que segundo relatos da própria Marinha da Índia, não possuem o desempenho ideal planejado.

O Super Hornet está competindo com o russo MiG-29K, bem como contra as versões navais do francês Dassault Rafale e do sueco Saab Gripen. A Marinha indiana também rejeitou planos para uma versão baseada em porta-aviões do Tejas. Em janeiro, o protótipo pousou e decolou do INS Vikramaditya pela primeira vez, mas não deverá ser empregado.

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