Acidente com EF-18M Hornet da Espanha causou a morte do seu experiente piloto. Um EF-18M Hornet da Força Aérea e Espacial Espanhola, ou Ejército del Aire y Espacio (EdAE), caiu hoje (04) na região de Peralejos, província de Teruel, nordeste do país. O acidente causou a morte do piloto, que não conseguiu ejetar da aeronave.
O EF-18M (designação militar da EdAE para o F/A-18 Hornet) pertencia à Ala 12, baseada em Torrejón de Ardoz, Madri. Em comunicado, o Comando da Força Aérea confirmou a morte do experiente piloto do caça, o Ten Cel Pablo Estrada Martín (49 anos), que deixou esposa e quatro filhos.
O Ten Cel Estrada tinha mais de 2.358 horas de voo, sendo 970 no F-18. Foi chefe da missão de Policiamento Aéreo do Báltico (BAP) na Lituânia, entre 1º de abril a 4 de agosto de 2024. Também foi destacado para a missão da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) em Herat, Afeganistão, entre 2007 e 2008. Ao longo de sua carreira, ele recebeu três condecorações por Mérito Aeronáutico, bem como a prestigiosa Cruz e Comenda da Ordem Real e Militar de San Hermenegildo. Além disso, ele recebeu a Medalha nº 5 da OTAN por sua participação na ISAF.
Originalmente a Espanha adquiriu seus primeiros Hornets nos anos 1980. Cerca de uma centena de F/A-18 foram comprados em diversos lotes, os quais foram atualizados ao longo dos anos. Atualmente cerca de 60 EF-18M Hornets estão operacionais, distribuídos na Ala 12 da Base Aérea de Torréjon e na Ala 15 da Base Aérea de Zaragoza.
@FFO