C-30 da FAB já está em Lisboa para a missão de repatriação. Na madrugada de quarta-feira (02/10), a Força Aérea Brasileira (FAB) deu início à Operação “Raízes do Cedro” com a decolagem da aeronave C-30 FAB 2901 do 2º/2º GT decolou da Base Aérea do Galeão, anexa ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (SBGL) rumo a Lisboa (LPTT) em Portugal.
O voo partiu às 00h47 (horário de Brasília) com escala em Lisboa, Portugal. A viagem do Brasil até Lisboa teve duração de 9 horas e 20 minutos, e a aeronave pousou na capital portuguesa às 14h10 (horário local), cumprindo rigorosamente o cronograma da missão.
O FAB 2901 pernoitará em Lisboa e seguirá nesta sexta-feira (4/10) para o Aeroporto de Beirute (OLBA) onde permanecerá em solo por até quatro horas para o embarque de 220 brasileiros que solicitaram via Itamaraty o repatriamento. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, cerca de 3 mil cidadãos brasileiros pediram para serem repatriados. A preferência inicial é para brasileiros não residentes, idosos, mulheres e crianças. Após serão retirados os residentes.
Como parte do espaço aéreo está fechado na região, o voo foi coordenado com autoridades locais e também foi informado as autoridades de Israel, tudo para manter a segurança dos passageiros e do voo. Não haverá reabastecimento em solo de OLBA e a aeronave retorna direto para LPPT. O pouso no Brasil, no Aeroporto de Guarulhos (SBGR) está previsto para as 8h local do dia 05/10.
@CAS