Voo de repatriação da FAB é adiado. O primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano foi adiado por 24h por motivos de segurança, anunciou hoje o Ministério das Relações Exteriores. Governo espera que amanhã comece a repatriação dos primeiros 220 brasileiros que solicitaram deixar o Líbano na Operação “Raízes do Cedro”.
Com isto, C-30 FAB 2901 do 2º/2º GT que está no aeroporto de Lisboa (LPPT) desde ontem (3/10), permanecerá aguardando. O voo partiu às 00h47 (horário de Brasília) com escala em Lisboa, Portugal. A viagem do Brasil até Lisboa teve duração de 9 horas e 20 minutos, e a aeronave pousou na capital portuguesa às 14h10 (horário local), cumprindo rigorosamente o cronograma da missão.
Com o adiamento, o FAB 2901 deve decolar para Beirute em 5/10. No Aeroporto de Beirute (OLBA) ele permanecerá em solo por até quatro horas para o embarque de 220 e regressará a Lisboa e após São Paulo (Guarulhos).
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, não há condições de segurança para a operação. Com a capital Beirute em alerta, devidos aos ataques israelenses, é preciso ampliar a segurança para que os comboios com os brasileiros cheguem em segurança ao aeroporto. O próprio aeroporto também precisa ajusta a segurança para a operação.
Segundo a FAB, a tripulação aguardará em Portugal a liberação para seguir direto para Beirute. O comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, disse que 500 pessoas podem ser trazidas por semana nos voos da FAB.
@CAS