Voa o novo radar ECRS Mk2 AESA dos Typhoon da RAF. Um novo radar AESA (Active Electronically Scanned Array), que equipará Typhoon FGR4 da Royal Air Force (RAF) com a capacidade de localizar, identificar e suprimir as defesas aéreas inimigas, voou pela primeira vez em 27/09. O protótipo do European Common Radar System (ECRS) Mk2 instalado no Typhoon FGR4 ZK355 (BS116) do XLI Test and Evaluation Squadron (41 Sqn) sediado na RAF Coningsby.
A aeronave de teste e avaliação da RAF decolou do aeroporto de Warton, nas instalações de teste em voo da BAE Systems em Lancashire. O voo é o mais recente marco no programa de desenvolvimento em andamento para o Typhoon FGR4 da RAF e visa fortalecer o controle da aeronave sobre o espaço aéreo, fornecendo capacidades de guerra eletrônica de ponta, tornando-a uma parte ainda mais potente da frota de linha de frente da OTAN.
“Este é outro momento marcante neste programa estrategicamente importante que fornecerá à RAF tecnologia de vitória em batalha que lhes dá a vantagem para proteger a nação. O radar ECRS Mk2 transformará ainda mais o controle do ar do Eurofighter Typhoon e fornecerá capacidade excepcional que nossos adversários terão dificuldade em igualar.” Nick Moore, Typhoon DepHd Capability Acquisition na Defence Equipment and Support (DE&S).
“A evolução da capacidade de combate aéreo do Typhoon é primordial para garantir que o Typhoon continue a dissuadir potenciais agressores, defender nossa nação e derrotar nossos adversários onde quer que precisemos voar e lutar, seja pelo Reino Unido ou em nosso firme apoio à aliança da OTAN. Este primeiro voo deste novo radar protótipo ECRS Mk2 na aeronave de teste é um passo positivo para garantir isso”, disse o Comodoro Aéreo Nick Lowe, Chefe de Entrega de Capacidade de Combate Aéreo e Oficial Sênior Responsável pelo Typhoon na RAF.
O primeiro voo segue um programa de integração, testes em terra entregues por meio de uma colaboração bem-sucedida entre o MoD Defence Equipment & Support (DE&S), a RAF e os líderes da indústria BAE Systems e Leonardo. O desenvolvimento do radar do Typhoon dá suporte a mais de 600 empregos na indústria aérea de combate do Reino Unido, incluindo mais de 300 em Edimburgo, 100 em Luton e 120 em Lancashire. E paralelamente aos testes, o design de produção do radar também tem progredido rapidamente. As vendas de exportação do Typhoon ajudaram a gerar mais de £ 30 bilhões de retorno para a economia do Reino Unido até o momento, de um investimento inicial de £ 12 bilhões do governo do Reino Unido.
@CAS