C-30 do 2º/2º GT decola hoje para Beirute para repatriar brasileiros. A Força Aérea Brasileira (FAB) irá enviar hoje (2/10) uma aeronave Airbus A330-200 (C-30 FAB 2901) para repatriar brasileiros em território libanês, em meio ao conflito entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah. Neste primeiro voo devem regressar ao país 220 brasileiros.
A decisão de disparar a missão foi tomada hoje pelo Presidente Lula. A operação foi batizada de “Raízes do Cedro”. Voo decolará da Base Aérea do Galeão com destino a Beirute, com escala em Lisboa — Portugal, onde aguardará uma janela para a capital libanesa. O C-30 do 2º/2º GT — Esquadrão Corsário terá a bordo, além da tripulação, militares da área de saúde (médico, enfermeiro e psicólogo), que estarão prontos para prestar o apoio necessário durante a missão. Quase 3 mil cidadãos brasileiros que estão no Líbano demonstraram interesse em voltar ao Brasil. A maioria é de moradores do Vale do Bekaa e da capital, Beirute. A prioridade será para idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidade de assistência médica.
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) sugere que quem tenha condições de sair por meios próprios que o faça. Quem não puder sair por conta própria deve entrar na lista de repatriados do governo brasileiro. Desde a última terça-feira (24), a embaixada do Brasil em Beirute está fazendo consultas e montando as listas com as pessoas que devem deixar o país com ajuda oficial. Em 2006, última grande crise militar entre Israel e Hezbollah, em torno de 3 mil brasileiros deixaram o Líbano.
Desde o conflito de Israel com o Hamas em 7 de outubro de 2023, houve a repatriação de 1535 pessoas e 53 pets entre outubro e dezembro, feitos pelo C-30 (2º/2º GT) e VC-2 (GTE) da FAB. O último voo trouxe 48 cidadãos que estavam presos na Faixa de Gaza, epicentro do conflito.
@CAS