Ameaça: bases americanas serão alvos no Oriente Médio. Grupos apoiados pelo Irã na região informaram que se os EUA apoiarem ou agirem em conjunto com Israel, bases americanas e alvos americanos serão atacados na região.
Grupos apoiados pelos Irã, como Houthis, Hezbollah e Hamas, informaram que irão atacar alvos americanos no Oriente Médio, caso os EUA venha se envolver no conflito. Bases americanas na Síria e no Oriente Médio são prioritários. Outra ameaça que será avaliada pelo Governo Americano, será um possível ataques terrorista em solo americano, o que a imprensa americana descarta, classificando como um “ato muito ousado do Irã e seus aliados”.
O Irã informou as Nações Unidas que o ataque foi um resposta aos ataques de Israel, dando a entender que foi uma resposta provocada. Até o momento, Rússia, China e a OTAN não se manifestaram sobre o ataque do Irã. A França convocou uma reunião de emergência para avaliar um situação considerada grave. Também determinou o envio de navios, entre eles um Porta-Helicópteros da Classe Mistral para resgatar cidadão franceses do Líbano e região.
Segundo a Casa Branca, não houve vítimas nos ataques do Irã, feitos na noite de 1/10 as cidades de Tel Avi e Haifa. Também foi informado por Jacob Jeremiah Sullivan, conselheiro de segurança nacional do EUA, que alvos de alto valor militar de Israel não sofreram danos. A possivel resposta israelense, foi considerada algo precipitado para ser avaliada pelos EUA. “Ainda será preciso conversar mais com os israelenses”, disse Sullivan.
O General Pat Ryder da USAF, porta-voz de defesa do EUA disse que “Houve poucos danos no solo israelense e o IDF foi muito capaz de se defender do ataque, com apoio dos EUA”.
@CAS