US Navy testa sonobóias em helicópteros pesados. Testes bem-sucedidos recentes de implantações de sonobóias lançadas manualmente de um Sikorsky CH-53E Super Stallion expandiram as capacidades da aeronave, fornecendo maior flexibilidade para a US Navy dar suporte à Guerra Antissubmarina (ASW) no ambiente conjunto. Testes semelhantes farão o mesmo em breve para o CH-53K King Stallion.
As implantações bem-sucedidas de sonobóias de um helicóptero de carga pesada demonstram a flexibilidade da aeronave e as mudanças de carga que ela suportará, já que o CH-53K substitui o CH-53E na frota.
“O CH-53 é construído especificamente para transportar cargas pesadas, mas esse não é o limite da nossa relevância operacional”, disse a Cel. Kate Fleeger, Gerente de Programa, Heavy Lift Helicopters Program Office (PMA-261). “Este teste é apenas um exemplo das capacidades inexploradas do H-53. Cargas úteis futuras e a evolução do CH-53 no espaço de batalha são limitadas apenas pela nossa imaginação”.
O PMA-261, o Esquadrão de Testes e Avaliação Aéreos Dois Um (HX-21) e o Escritório do Programa de Sistemas de Guerra Antissubmarina Aérea (PMA-264) na Estação Aérea Naval de Patuxent River, Maryland, conduziram os testes de sonobóia, que foram supervisionados por Adam Chesser, Engenheiro-chefe de Testes do CH-53, e realizados sobre o Oceano Atlântico, na costa da Virgínia.
“Avaliamos os procedimentos e as características de separação para garantir que as sonobóias não atingissem a aeronave quando lançadas”, disse Chesser. “Liberar a aeronave de carga pesada para a implantação da sonobóia cria outro nível de redundância para a Marinha e fornece mais recursos e flexibilidade para concluir a missão.”
Os testes bem-sucedidos também foram realizados com uma economia significativa de tempo e dinheiro, de acordo com Joe Pham, gerente assistente do programa de testes e avaliação do PMA-261.
“Ao explorar e usar uma opção de intervalo de teste alternativo para aliviar as restrições de cronograma e financiamento, conseguimos executar o teste no prazo e economizar custos para o programa”, disse ele.
O PMA-261 gerencia a aquisição, o desenvolvimento, o suporte, a implantação e o descarte de toda a família de helicópteros de carga pesada CH-53, do início ao fim.
O PMA-264 desempenha um papel fundamental no desenvolvimento, aquisição e manutenção de sistemas ASW aerotransportados e requisitos de sensores para a frota, o escritório do programa de aeronaves de reconhecimento e patrulha marítima, o escritório do programa de helicópteros H-60, o escritório do programa de sistemas aéreos não tripulados e marítimos persistentes e o escritório do programa de sistemas aéreos táticos não tripulados multimissão da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais.
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