A empresa norte-americana Apogee-SSU está treinando tripulações de Cessna 208B Caravan das forças aéreas do Chade, Níger e Camarões. A empresa foi contratada pelo Escritório de Assuntos Africanos, através do Departamento de Estado dos Estados Unidos (DoS).
A Apogee-SSU treinará militares no Chade, Níger e Camarões para manter e operar aeronaves Cessna 208B Grand Caravan, recebidas dos Estados Unidos e equipadas para missões de inteligência, vigilância, reconhecimento e evacuação aeromédica.
Através do programa anti-terrorismo TSCTP (Trans-Sahara Counterterrorism Partnership) do Governo Americano, em agosto de 2019, a Apogee-SSU treinou militares para combater o terrorismo e extremismo no Níger, Chade e Camarões. O TSCTP visa capacitar as nações amigas da África Ocidental e Norte para desestabilizar e neutralizar organizações terroristas que atuam na região. São parceiros do programa a Argélia, Burkina Faso, Camarões, Chade, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Nigéria, Senegal e Tunísia.
A Apogee-SSU é uma joint-venture entre a Strategic Solutions Unlimited e Apogee Systems Corporation, com longa experiência de trabalho conjunto com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o Departamento de Segurança Interna e o Departamento de Estado.
O Governo dos Estados Unidos, através do programa African Partnership Flight, mantido pelo AFRICOM (US Africa Command), tem oferecido aeronaves Cessna 208B Grand Caravan para nações amigas na África. As aeronaves são configuradas e equipadas para missões de Inteligência, Vigilância, Reconhecimento (ISR) e Evacuação Aeromédica (CASEVAC – Casualty Evacuation). Chade, Níger e Camarões, já receberam os seus Caravan, enquanto Ruanda receberá a sua aeronave no próximo ano.
@FFO