US Navy divulga fotos de F-35C transportando mísseis AGM-158C LRASM. A Marinha dos Estados Unidos (USN) divulgou imagens de um caça Lockheed Martin F-35C transportando dois mísseis antinavio de longo alcance Lockheed Martin AGM-158C (LRASM). As fotos foram capturadas em 10/09, mas divulgadas apenas em 27/09, registram o início dos testes em voo do LRASM integrado ao F-35.
O F-35C Lightning II está operando a partir da Estação Aérea Naval (NAS) de Patuxent River, Maryland, principal centro de testes da Aviação Naval dos EUA. Em comunicado, a USN disse que os testes iniciais de transporte dos LRASM duraram dois dias e serviram para avaliar a vibração, cargas e qualidades de voo.
Integrar o AGM-158C (LRASM) ao F-35 tem sido um objetivo de longa data tanto para a USN quanto para a Lockheed Martin. Uma solicitação para integrar o míssil e a plataforma foi lançada no ano passado.
Devido a sua grande dimensão, o LRASM não pode ser transportando nos compartimentos internos dos F-35, o que causará uma penalidade significativa do Radar Cross Section (RCS) do caça. Porém, esta foi uma solução definida de curto prazo para cobrir a lacuna de capacidade de ataque anti-superfície (OASUW) da USN.
O AGM-158C é a principal arma antinavio do Departamento de Defesa dos EUA (DoD) e pode atingir alvos a até 926 km (575 milhas) de distância. O míssil equipa a frota Boeing F/A-18E/F Super Hornet da USN e os bombardeiros estratégicos B-1B da USAF. Embora a USN administre a frota de F-35B de decolagem vertical do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, ainda não está claro se o LRASM será integrado essa versão do Lightning II.
@FFO