Airbus aposentou o A310 utilizado como plataforma de testes MRTT (Fotos: Airbus). A Airbus Defence and Space (AD&S) aposentou o A310-300, que há 18 anos servia como plataforma de teste e desenvolvimento do programa MRTT (Multi Role Tanker Transport). Ele será substituído por um A330-200 que desde maio está em processo de conversão MRTT nas instalações da Airbus em Gatafe, Espanha.
O A310-300 da AD&S, matrícula EC-HLA (número de série 489), voou pela primeira vez em 21 de outubro de 1988, e foi entregue à companhia érea Austrian Airlines com a matrícula OE-LAA em 16 de dezembro desse mesmo ano. Em 1º de março de 2000, foi adquirido pela espanhola Air Plus Comet (EC-HLA) onde voou por três anos até ser comprado pela então EADS Military Transport Aircraft (atual AD&S) em março de 2003.
No início dos anos 2000, a EADS Military Transport Aircraft (responsável pelas aeronaves de transporte militar da Airbus), lançou o projeto de um sistema de reabastecimento em voo do tipo “boom’ (lança). Em 2004, foram finalizados todos testes de desenvolvimento estáticos em protótipos em solo, e se iniciou a fase de testes em voo, com a instalação do sistema em uma aeronave, neste caso o A310 recentemente adquirido.
Em 16 de março de 2006 voou pela primeira vez o A310 “Flying Test Bed”, apelidado de “Boom Demonstrator”, equipado com o sistema Aerial Refuelling Boom System (ARBS). Em seu 12º voo, realizado em 30 de janeiro de 2007, a lança foi implantada com sucesso pela primeira vez. Desde então, o A310 MRTT voou 1.150 horas em 353 voos para a AD&S, ultrapassando 60.000 horas de voo totais de célula.
Algumas marcas alcançadas pelo o A310 Flying Test Bed:
10/12/07: primeiro contato seco em conjunto com um F-16 da Força Aérea Portuguesa;
03/2008: primeiro contato molhado com um F-16AM da Força Aérea Portuguesa;
07/2008: primeiro contato seco de um E-3F AWACS da Força Aérea Francesa;
01/2009: primeiro contato seco do A330 MRTT da Força Aérea Real Australiana através da Universal Aerial Refuelling Receptacle Slipway Installation (UARRSI);
07/2009: primeiro REVO noturno com F-16 português. Esta validação confirmou o desempenho do sistema de visão aprimorada de última geração do ARBS e a capacidade de reabastecimento durante condições climáticas/noturnas adversas;
O programa de testes em voo com o A310 Boom Demonstrator foi concluído com sucesso após 267 contatos com o A330MRTT da Austrália, 181 com os F-16A e cinco com o E-3F AWACS;
O A310 Flying Test Bed desempenhou um papel fundamental durante as campanhas de testes em voo de reabastecimento automático ar-ar (A3R) e de reabastecimento autônomo ar-ar (A4R).
História do Airbus A310
A pedido das empresas Lufthansa e Swissair, a Airbus desenvolveu o A310 como uma versão mais curta do A300, com capacidade para até 200 passageiros, asas redesenhadas e deriva menor. Entre julho de 1978 e junho de 1998, a Airbus produziu 255 unidades do A310.
A versão A310-300 (introduzida em julho de 1985), tinha o peso máximo de decolagem aumentado, alcance estendido e era equipada com winglets. Era chamada de Trim-Tank, pois incluía um tanque de combustível integral, que permitia que a aeronave fosse balanceada pela transferência de combustível entre os tanques principais nas asas.
Fonte: Airbus
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