FAB 4108 já está em Anápolis. O FAB 4108, nono F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou na tarde de hoje (26) na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, onde fica sediado o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”.
O mais novo Saab Gripen E da FAB chegou no porto de Navegantes (SC) na tarde de 23/09, depois percorrer 12 mil quilômetros em 21 dias de viagem desde Norrköping, na Suécia, a bordo do navio mercante holandês MV Heerengracht.
Após o desembarque e o deslocamento terrestre de aproximadamente 1,5 km entre o terminal da Portonave e o Aeroporto de Navegantes, o caça foi preparado e testado em solo para o voo de translado até Anápolis.
Como de praxe, um piloto do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) foi responsável pelo primeiro voo do novo Gripen E no Brasil. Utilizando o indicativo de chamada no rádio “Prova 107” (código do piloto do IPEV), o FAB 4108 pousou na pista 06L de Anápolis exatamente às 16h48 (horário local), onde irá se juntar aos demais F-39E do Jaguar.
Todos os F-39E Gripen da FAB:
Gavião Peixoto
Originalmente a FAB encomendou 36 caças Gripen E/F, sendo 28 F-39E (monoplace) e 08 F-39F (biplace). Em abril de 2022, foi anunciado um aditivo para a aquisição de mais quatro F-39E, que não foi confirmado (assinado). Um segundo lote de Gripen continua sendo negociado.
Um acordo foi assinado entre a Saab e o governo brasileiro para montar os F-39 da FAB na unidade da Saab/Embraer em Gavião Peixoto–SP. Inclusive a fabricante sueca já enviou o primeiro kit contendo as asas, seções da fuselagem e equipamentos, para montagem final no Brasil.
@FFO